Fundação Fé e Alegria Marambaia realiza Workshop: Educar para a Paz com a parceria da ONG: Solidariedade França Brasil (SFB)
10/06/2016 17:38 em Novidades

 

A Fundação Fé e Alegria Marambaia realizou Workshop com o tema "Educar para a Paz". Foram três dias em um intenso mergulho em assuntos relacionados à Cultura de Paz e Convivência Pacífica. Destes, participaram, além de profissionais de Fé e Alegria Marambaia, também do Centro Comunitário Joias de Cristo e de Sarita, todos localizados em Nova Iguaçu.

O trabalho foi realizado com a notável experiência de três profissionais conceituados: Dulce Soares, Lucia Santarém e Robson Santarém, que conduziram a valiosa oportunidade dos participantes percorrerem de modo vivencial temas como:

·         O educador como construtor de vínculos positivos,

·         Educação em Valores Humanos,

·         Fundamentos da Educação para a Paz,

·         Danças Circulares,

·         Jogos Cooperativos,

·         A Construção de Vínculos através do Conhecimento – Sentimento – Pensamento…

Além dos assuntos discutidos no workshop, houveram ainda profundos relatos e partilhas de cada um dos presentes. Conversou-se muito sobre a importância do trabalho sobre valores dentro dos espaços educativos, não só com as crianças mas alcançando também as famílias, trazendo-as para perto e estabelecendo assim uma parceria que se apoiará mutuamente no desenvolvimento d@s educand@s. Desta forma, acredita-se que, tanto os pequenos quanto os maiores, são necessários atenção, acolhimento e espaço para auto-expressão, em prol da afetividade.

Vale salientar que, quando há este distanciamento, todo o processo de ensino-aprendizagem e de convívio social fica comprometido. Algumas iniciativas já estão sendo realizadas: priorizando as rodas de diálogo, os jogos cooperativos, a expressão dos sentimentos e necessidades. Ainda assim, segundo os organizadores, há muito o que ser feito. 

Os próximos passos visam realizar atividades para conhecer um pouco mais do dia a dia das crianças, trabalhar valores como responsabilidade, cuidado, convivência, respeito, amor e amizade e desenvolver a criatividade e a autonomia. Mandou bem, Fé e Alegria Marambaia!

O workshop foi realizado em parceria com a Solidariedade França-Brasil, o que possibilitou oportunizar aos presentes a reflexão nas suas práticas e, consequentemente, garantir a melhoria da qualidade nos atendimentos realizados junto às crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Confira as fotos!

COMENTÁRIOS