Cerca de 35 mil alunos voltam para as escolas municipais de Montes Claros
01/08/2023 14:29 em Novidades

 

Cerca de 35 mil estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros retornaram às aulas nessa segunda-feira, 31. Atualmente, o Município possui 111 unidades escolares, sendo 77 na área urbana e 25 na área rural, além de 9 escolas conveniadas, que ofertam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, explica que durante o recesso escolar foram realizadas várias ações preparando as equipes para a retomada das aulas. “Reunimo-nos com os diretores das unidades e com coordenadores e analistas da Secretaria para alinhamento de ações e das metas planejadas para esse segundo semestre”, explica.

Entre essas ações e metas, de acordo com a secretária, estão a escolha das obras do Programa Nacional do Livro Didático, o fechamento do material de realinhamento pedagógico após a pandemia, a formatação de instruções normativas e legislação geral do Sistema Municipal de Educação, a organização do desfile de Sete de Setembro e toda a programação de compras até o final do ano.

Também foi realizado um treinamento para cantineiros, para orientar e atualizar os servidores que trabalham nas cantinas e que são os responsáveis diretos pela segurança e controle do estoque, pela manipulação dos alimentos e por servir a merenda escolar para as crianças. “Esse treinamento é importante para garantir que a unidade escolar forneça uma alimentação de qualidade, saudável, nutritiva e gostosa para os alunos, e também proporcionar mais segurança para os servidores”, destaca Rejane.

Durante o treinamento, realizado pela Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (SME), foram abordados temas como: boas práticas na manipulação dos alimentos, controle de estoque dos gêneros e a responsabilidade com os alimentos recebidos, prevenção de engasgos, queimaduras, incêndio e acidentes com panela de pressão, inclusive com a participação do Corpo de Bombeiros, que demonstrou de forma prática os cuidados para prevenir esses incidentes.

A Secretaria também reuniu motoristas e monitoras do Transporte Escolar que participaram de uma palestra motivacional como preparação e acolhimento para retomada das aulas.

 

Novas escolas

Rejane Veloso explica que a procura por novas vagas no Sistema Municipal de Ensino tem crescido consideravelmente, subindo de 27 mil para quase 35 mil em seis anos, por isso a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação, está reformado várias unidades e novos prédios estão sendo construídos. “A meta principal é garantir que todos possam ter acesso a uma vaga na rede municipal e que estas vagas sejam o mais próximo possível da residência do aluno, por isso a necessidade de aumentar o número de escolas, e que estas disponham de infraestrutura adequada para receber os alunos com segurança e conforto”, observa. 

 

 

Texto: Jerusia Arruda

 

Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS