Comissão de Saúde e da Mulher discute feminicídio em Montes Claros
01/08/2023 14:32 em Novidades

 

 As Comissões de Saúde e da Mulheres, em reunião extraordinária, discutiram nesta segunda-feira (31) mecanismos para coibir o crime de feminicídio em Montes Claros. A iniciativa aconteceu um dia depois da morte de uma mulher, de 45 anos, pelo ex-companheiro.

“Precisamos dar um basta e ver ações concretas que realmente cheguem à população de modo a tocar as nossas famílias e que dê um resultado positivo”, comentou a presidente das duas comissões, a vereadora Maria Helena (MDB).

De acordo com a parlamentar, uma nova reunião, prevista para acontecer na quinta-feira (3/8), com a participação de representantes de várias instituições – comércio, escolas, secretarias municipal e estadual de Educação e de Saúde – discutirá ações positivas para conter o avanço de crimes de feminicídio. “É dar um basta nesta violência”, relatou.

Em Montes Claros foram registrados este ano outros dois casos de feminicídios tentados, sendo um registrado no dia 16 de abril, no bairro Monte Sião e; outro, no dia 11 de janeiro, no bairro Santo Inácio.

 Discussão

 O assunto já foi tema de audiência pública realizada no dia 9 de fevereiro deste ano. Na oportunidade, a delegada Karine Maia, da Delegacia da Mulher, destacou a importância da medida protetiva para inibir as agressões. “Percebemos altos índices de agressão contra a mulher na nossa região como algo cultural, onde o homem sente superior pelo simples fato de ser homem. E com a acessão da mulher em todos os âmbitos, alguns se sentem ameaçados e diminuídos – fruto do machismo enraizado”, explicou a delegada.

No dia 5 de abril deste ano a Prefeitura de Montes Claros publicou no Diário Oficial a instituição do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, que será celebrado, anualmente, no dia 2 de dezembro.

 

Por Stênio Aguiar

 

COMENTÁRIOS