Colaboradores da Fundação Fé e Alegria recebem capacitação do Consep
02/08/2023 13:36 em Novidades

Foi realizada no última sexta-feira(28), uma capacitação com o Consep- Conselho de Segurança Pública da Polícia Militar, com a Patrulha escolar, sobre os cuidados e orientações para a segurança no ambiente  pedagógico.  

Na oportunidade os sargentos da Patrulha Escolar da Policia Militar,  Alderico Mendes Maia Júnior e Giovane Dias Maciel, esclareceram pontos importantes para um atendimento mais seguro na instituição.

Segundo Maciel, a Patrulha Escolar, criou um protocolo de ações levando em consideração papel do educador, o património (escola) e o aluno. “-O nosso objetivo é reforçar a prevenção da moral e da reputação das instituições”, - esclareceu.

Hoje a Patrulha Escolar atende a 62 escolas em Montes Claros o que corresponde a 30 mil pessoas sendo assistidas pelo serviço de forma direta e indireta. “- Quaisquer situação de violência, negligência, agressão, deve ser comunicada a direção de ensino e fazer o registro do boletim de ocorrência,”- reforçou.

De acordo com o sargento Maciel, a aproximação da Patrulha Escolar tem dado um novo conceito de atuação da polícia na sociedade, uma vez que a segurança deve andar junto com o processo de formação de crianças, jovens e adultos. “- A polícia na porta da escola não é um problema como visto anteriormente, mas o Conselho tem visado o entendimento de ações como estas que promovam um ambiente mais seguro”, -enfatizou.

O sargento disse ainda que a Patrulha Escolar reforça o conceito de previsibilidade. “ - É sabido em que certas regiões a probabilidade de incidências da criminalidade, desobediência, má disciplina. “- Isso que torna cada vez mais eficaz o nosso trabalho e adaptação do protocolo de atendimento, nas instituições” - afirmou.

De acordo com a coordenadora da Fundação Fé e Alegria, esta capacitação vai de encontro de uma realidade muito próxima da que se vive na área de atuação da unidade e do propósito da educação popular, que vai para além do reconhecer os saberes das classes populares, mas fortalecer a construção democrática e compartilhada do conhecimento.

Outro desafio para além da aproximação da instituição e a polícia, está na educação e no controle do uso da redes sociais, uma vez que ela tem sido um dos principais meios para o aumento de ocorrências nos ambientes educacionais. “-A evolução da informação tem contribuído demais para um novo comportamento dentro dos ambientes escolares, bem como o uso da a internet, e dos jogos on-lines, viraram vilões para os golpes, crimes de pedofilia, abusos, ameaças, clonagem. Por isso nosso desafio é aproximar não somente os educadores, mas os filhos e principalmente os pais, para que entendam a sua responsabilidade neste novo contexto pedagógico e de segurança pública”,- explicou.

Para a educadora social, Araceli Oliveira, “- trazer estas orientações e dicas só fortalece o atendimento mais direcionado e seguro na unidade,”- finalizou.

 

Texto e foto: Da redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS