Confira a programação da campanha de combate ao calazar
02/08/2023 13:43 em Novidades
 

A Prefeitura de Montes Claros irá realizar, no mês de agosto, uma série de atividades como parte da campanha Agosto Verde, de combate à leishmaniose visceral (calazar). Entre as atividades previstas está a realização da Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose.
 
A culminância das atividades do Agosto Verde acontecerá no dia 31 de agosto, na praça Doutor Carlos, das 8 ao meio-dia. A programação do dia incluirá orientações sobre prevenção ao calazar, ações de educação ambiental, distribuição de mudas, palestra, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exames de calazar, vacinação geral com o vacimóvel e panfletagem. A programação do dia será finalizada com uma passeata pelas ruas do centro, que terá participação da fanfarra da Escola Estadual Levi Durães Peres.

Acompanhe no anexo a programação completa do Agosto Verde e faça sua parte, adotando os cuidados necessários para evitar a leishmaniose, como:
– evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata;
– fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde;
– evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata;
– utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença;
– usar mosquiteiros para dormir;
– usar telas protetoras em janelas e portas.
 
LEISHMANIOSE VISCERAL - Doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.


É transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue), conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade, sendo os mais comuns: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

Seus sintomas mais comuns são: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

 

Texto: ASCOM
Fotos: Fábio Marçal
COMENTÁRIOS