Abertura oficial das Festas de Agosto é realizada na sede da associação no bairro Morrinhos
21/08/2023 15:51 em Novidades

 

 

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, na noite desta terça-feira, 15, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada no bairro Morrinhos, a abertura oficial da 182ª edição das Festas de Agosto e do 43º Festival Folclórico da cidade. A solenidade contou com a participação do prefeito Humberto Souto, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, foliões e apoiadores da maior festa popular de Montes Claros.

Pelo segundo ano do festejo após a morte de Mestre Zanza, considerado o grande fomentador da centenária festa, o filho Júnior Zanza destacou que “primeiramente gratidão a Deus e a todos que aqui estão presente em nossa solenidade de abertura oficial. Fazer menção aos saudosos mestres que dedicaram toda a vida às Festas de Agosto com tanto carinho e tanta devoção. Os nossos pais já dedicaram uma vida a essa festa. E agora somos nós que temos que carregar esse legado para que a população tenha não somente um produto cultural, mas uma festa que venha abrilhantar nossa cidade em todos os sentidos”, disse.

Junia Velloso Rebello, secretária de Cultura, enfatizou que “é um momento especial. São 182 anos de muita luta e dedicação. É o encontro do passado e do futuro que permeia a cultura. Dizem que é tão difícil definir cultura. Mas como é difícil definir cultura se é o que a gente vive? Esse momento que estamos vivendo é a importância e identidade de um povo. Desejamos que essa semana seja a grande semana da identidade de Montes Claros”, destacou.

procurador-geral do Município de Montes Claros, Otávio Rocha enfatizou que "durante essa festividade lembrei-me do tempo de estudante da disciplina de história. E o motivo que me fez gostar de história foi uma justificativa que ela me deu: porque estudamos história? Estudamos história para aprender sobre os erros do passado e não cometer os mesmos erros no futuro. E aqui nesse momento, damos início aos festejos de Montes Claros de quase 200 anos ”, afirmou.

Guilherme Guimarães, vice-prefeito, destacou “que é uma honra participar mais uma vez dos festejos da tradicional festa de agosto de Montes Claros, que agora ultrapassa fronteiras e vai ser enredo da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói no desfile de carnaval do ano que vem”, observa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Humberto Souto disse que “é um momento de festa. E essa festa tradicional não precisa de discurso. Os foliões estão de parabéns. Declaro aberta as festividades”, concluiu.

Texto e fotos: Rubens Santana

COMENTÁRIOS