182ª FESTAS DE AGOSTO
21/08/2023 15:59 em Novidades

As Festas de Agosto e o Festival Folclórico de 2022 tiveram início na última terça-feira, 16, com uma grande solenidade de abertura na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada no bairro Morrinhos. Depois do levantamento de mastro e cortejo de Nossa Senhora do Rosário com desfiles pelas ruas da área central, o segundo dia teve o cortejo de São Benedito na 182ª edição das Festas de Agosto.

Simultaneamente às festividades das festas de agosto, a Prefeitura de Montes Claros realiza também o 43º Festival Folclórico da cidade.

Nesta sexta-feira, 18, Catopês, Marujos e Caboclinhos concentraram na praça Dr. João Alves (Automóvel Clube) e seguiram com o cortejo em direção à Igrejinha do Rosário, passando pelas ruas do centro da cidade e deixando todos encantados com essa tradição religiosa, artística, cultural e folclórica.

Uma grande quantidade de admiradores, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos participaram do cortejo com a presença do Padre Fernando e do filho do Mestre Zanza, Júnior Zanza, que assumiu o Primeiro Terno de Catopês após o falecimento do pai, ocorrido em outubro de 2021.

“É uma grande responsabilidade para todos, mas sobretudo por mim que continuo incentivando o prosseguimento desta centenária tradição para nossa cidade e para toda região. É com emoção que participo sem a presença de meu pai. É importante que continuemos firmes no propósito que teve meu pai à frente por mais de 70 anos com muita força e luta até os últimos dias de vida”, destaca Júnior Zanza.

42º Festival Folclórico - Na manhã desta sexta-feira, 18, aconteceu exposição de bonecos do Grupo Giramundo, exposição Ceu de Fitas do Artista Olliver, visita ao Museu Regional do Norte de Minas e shows com o trilha da leitura. A noite acontece a inauguração do Museu Leonardo Campos (IHGNM) e shows com o Grupo Fitas, Carla Muzag e Banda Taboo.

 

Texto: Rubens Santana

 

Fotos: Fábio Marçal

COMENTÁRIOS