Montes Claros se prepara para celebrar nossa independência
04/09/2023 13:17 em Novidades

A programação da Semana da Pátria, em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, está mobilizando estudantes e servidores das unidades de ensino municipais de Montes Claros, além de instituições civis e militares que participam da programação especial.


As atividades começaram na manhã de sexta-feira, 1º, quando foi realizada a abertura oficial da Semana em frente ao prédio da Prefeitura de Montes Claros para acendimento da Pira Cívica, reunindo autoridades civis e militares, servidores do município e estudantes da rede municipal.

Ao longo da semana, as 111 unidades escolares do Município promovem atividades alusivas à Independência do Brasil, e manterão hasteada a Bandeira nacional. Nas escolas municipais Jason Caetano II, Joaquim José de Azevedo, Dominguinhos Pereira, Mestra Fininha, Alcides Carvalho, Laudelina Fonseca e Jair de Oliveira, e nos Centros de Educação Infantil (CEMEIs) Professora Idoleta Maciel e Professora Heloísa Veloso dos Anjos Sarmento, os preparativos estão acontecendo desde o início do ano letivo, com a formação e ensaio das fanfarras, que se apresentarão no dia 7 de setembro.

A programação culmina com o Desfile Cívico de Sete de Setembro, que neste ano terá como tema “Educação aos Montes: ensino, inovação e transformação”. O cortejo iniciará com as unidades militares, seguido pelo desfile estudantil e das instituições civis. Logo após será realizada a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do Fogo Simbólico e arreamento dos pavilhões.

DESFILE
O desfile reunirá 38 instituições civis e militares, que estarão concentradas a partir das 8 horas ao longo da avenida João Luís de Almeida, próximo ao estacionamento da Prefeitura, de onde sairão em cortejo pela avenida Deputado Esteves Rodrigues, com dispersão no trecho entre a Praça Robson Costa e Rua Santa Maria.

Integram o desfile militar pelotões do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira, acompanhados dos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto João do Pulo, além de Veteranos do Exército Brasileiro; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo (SEJUSP) e Colégio Tiradentes.

Entre as instituições civis a desfilar estão o SAMU, ADEMOC, OPO-Norte Montes Claros MG – Transplantes, Grupo de Idosos do Programa Viver Mais, Receita Federal, Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, Clube Hobby Moc de Aeromodelistas, Moto Clube Rota Norte, Clube de Autos Antigos do Norte de Minas, Grupo de Taxistas, Lions Clube, Clubes Rotary de Montes Claros, Ordem dos De Molay, Filhas de Jó, Grande Loja Maçônica Unida de Minas Gerais e 10º Distrito dos Escoteiros do Norte de Minas/Desbravadores.

No pelotão estudantil estarão as escolas municipais, estaduais e especiais (APAE e Centro Pedagógico Capelo Gaivota), Projeto Jovens em Busca de Superação (JOBS), além da rede particular.

Para garantir mais segurança e conforto para os participantes do desfile e também para a população, serão mantidos dois pontos-base de atendimento, com ambulâncias posicionadas no estacionamento da Prefeitura e na Praça Robson Costa (próximo ao Chico's Bar). Também serão instalados banheiros químicos ao longo da avenida, desde a concentração até a dispersão.
 
 
Texto: Jerusia Arruda
Fotos: Divulgação
COMENTÁRIOS