OUTUBRO ROSA: “Fios de Vida” arrecada 31 mechas de cabelos que serão transformados em perucas para pacientes do HDG
27/10/2023 11:43 em Novidades

 

 A Farmácia São Lucas, em Januária, entregará na próxima semana, 31 mechas de cabelos cortados pela cabeleireira Elaine Mota e que foram doados por mulheres daquela cidade e região ao projeto “Fios de Vida”.  

As 31 mechas serão enviadas para o Hospital Dilson Godinho (HDG) que as repassarão para a empresa parceira “Oficina do Cabelo” que irá confeccionar, gratuitamente, as perucas que serão emprestadas para pacientes em tratamento oncológico do HDG, dentro do projeto “Perucas Solidárias”.  

O projeto “Fios de Vida” é desenvolvido na cidade de Januária pela Farmácia São Lucas, desde Outubro de 2021, e já doou mais de 150 mechas de cabelo ao Hospital Dilson Godinho.  

Essa ação de solidariedade vem contribuindo para o bem-estar de mulheres em tratamento de Câncer de Mama no HDG. O projeto arrecada cabelos não apenas no Outubro Rosa, mas durante todo o ano.  

“Nesses dois anos, já foram doadas mais de 150 mechas de cabelo ao Hospital Dilson Godinho. Agora, vamos repassar mais 31 mechas. E, devido ao sucesso e ao interesse da população em contribuir, decidimos ser ponto de coleta e tornar o projeto permanente. Não apenas no Outubro Rosa, conta a supervisora do setor de medicamentos da farmácia São Lucas, Hellen de Matos Soares Prates.  

Diana Pereira Rangel foi uma das doadoras. Ele foi até a farmácia e fez a doação de 20 centímetros do seu cabelo. Ela disse que se sentiu gratificante em poder ajudar outras mulheres.  

“Poder contribuir para ajudar a devolver a autoestima das mulheres nesse momento é muito importante. Só quem já passou pela doença como um todo, sabe como é importante enfrentar o diagnóstico com autoestima”, disse orgulhosa.  

“Para nós a satisfação é muito grande. Vimos mulheres que passaram por aqui realmente gratas, por saberem que a sua doação de cabelo iria na recuperação da ajudar na autoestima de outras mulheres em um momento tão delicado. Presenciamos a solidariedade durante toda a ação”, comemora a farmacêutica.  

 

Referência em tratamento oncológico  

O Hospital Dilson Godinho é referência no tratamento oncológico na região macronorte e até o Sul da Bahia. A Instituição recebe doações de cabelo humano para confecção de perucas que são fornecidas a pacientes em tratamento oncológico e que vivenciam a perda de cabelo.  

“A iniciativa impacta diretamente inúmeras mulheres que realizam tratamento oncológico, as perucas devolvem a autoestima e proporcionam maior aceitação da autoimagem”, ponderou a psicóloga do HDG Lêda Antunes Rocha, especialista em Saúde Mental e mestre em Ciências da Saúde.  

Pessoas interessadas em fazer a doação do cabelo já cortado devem agendar o horário da entrega pelo WhatsApp: (38) 98816-6127. No Hospital Dilson Godinho a entrega do cabelo também já cortado deve ser feita em uma das recepções da Quimioterapia ou Oncologia, ou para as assistentes sociais ou a psicóloga.  

É importante ressaltar que o que o tamanho mínimo do cabelo a ser doado para que as perucas sejam confeccionadas em parceria com a “Oficina do Cabelo” é de 20 centímetros.  

 

Texto e fotos: Divulgação/Ascom HDG  

COMENTÁRIOS