Irmã Beata - uma religiosa a serviço dos mais necessitados
02/03/2023 11:32 em Tecnologia
Batizada como Wilhelmina Lauwen, irmã Beata nasceu em Etten, na Holanda, em 29 de janeiro de 1879. Quando assumiu sua vida religiosa adotou o nome de Irmã Maria Beatriz,  sendo popularmente conhecida por todos como Irmã Beata.

Foi na Congregação do Sagrado Coração de Maria de Berllar, na Bélgica, que começou sua caminhada espiritual, no dia 14 de maio de 1903, aos 24 anos. Em 1911 veio para o Brasil, escolhendo Montes Claros como moradia, onde permaneceu até a sua morte, no dia 8 de agosto de 1952, aos 73 anos .

Devido ao seu trabalho de caridade, residiu nas dependências da Santa Casa com mais cinco irmãs. Em uma demonstração de compaixão ao próximo, Irmã Beata ia até às casas das famílias mais pobres para realizar partos, função que exercia com maestria. Conta a história que, ao realizar seu ofício de parteira nas residências, Irmã Beata chegava, perguntava os nomes das crianças que ali estavam, abençoava cada uma e ia fazer o seu serviço.

De personalidade misericordiosa, Irmã Beata sempre tinha uma palavra de ânimo para seu próximo, dando assistência e carinho a todos, especialmente aos mais pobres.
 
Texto: Hélder Maurício
 
Foto: Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS