Fundação Fé e Alegria realiza Arraiá da Cultura Popular
19/06/2024 14:52 em Novidades

 

Reconhecida como manifestação cultural nacional, as festas juninas também fazem parte do calendário de eventos da Fundação Fé e Alegria. E na última sexta-feira (14/06), foi realizado o “Arraiá da Cultura Popular”.

Além de comidas, músicas e trajes típicos da época, foi realizado um grande espetáculo, com uma viagem pela cultura nordestina.

De acordo com a Assessora Pedagógica, Rosiene Ferreira Silva Rodrigues , neste ano, o cordel  foi tema escolhido para animar os corações em busca de poesia.

 “A proposta deste evento, pretendeu romper estereótipos e valorizar os elementos culturais brasileiros e ainda teve como objetivo despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela leitura , provocar uma crítica sobre os impactos negativos sobre o uso excessivo das telas, a importância de ler e apreciar textos que nos enriquecem como seres formadores de opiniões e nos dá oportunidades para experimentá-las nas suas mais variadas vertentes;”- esclareceu a Assessora Pedagógica.

As apresentações culturais reforçaram a valorização da identidade no norte do país e a cultura popular, com os respectivos estilos de danças: - carimbó, o xaxado, o piseiro e o sertanejo.  Além das apresentações musicais, aconteceu ainda a quadrilha interativa que envolveu todos os educandos, as famílias e a comunidade, abrilhantando ainda mais o nosso Arraiá.

 Essa valorização   foi expressada pelos educandos que participaram da festa.  Helena  da Cruz Silva, de 6 anos,  foi uma delas, a noivinha do Arraiá da Cultura Popular deste ano, demonstrou não somente talento na sua apresentação, mas uma alegria enorme em participar pela primeira vez da festa. “-  Eu gostei demais, achei muito legal o casamento que participei, eu ensaiei direitinho. Também curti muito a pescaria, inclusive ganhei dois brinquedos e as comidas estavam deliciosas”;- relatou a educanda.

Assim como ela, André Santos Pimenta, de 15 anos,  confessou ter representado bem o seu grupo durante a apresentação do xaxado, com o personagem de lampião.  “- Foi uma experiência muito boa, me envolvi no personagem e senti que nossa apresentação foi muito bonita;”- afirmou o educando.

 

 

Cerca de 600 pessoas prestigiaram o Arraiá da Cultura Popular, que já virou uma tradição para Fundação Fé Alegria. “- Todo mês de junho temos que arrastar o pé e trazer temáticas que agucem nas crianças e nos adolescentes, não somente o desejo de festejar, mas que façam uma reflexão sobre uma temática pedagógica como contribuição no seu aprendizado e na transformação humana”. - Finalizou a Assessora Pedagógica.

Da redação- Foto: Arquivo pessoal 

 

 

COMENTÁRIOS