Cemig dá dicas para economizar na hora do banho
28/07/2021 13:56 em Novidades

No inverno, a regulagem e mais tempo de funcionamento do chuveiro elevam a conta de energia

 

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da economia doméstica, uma vez que sua utilização pesa bastante na conta de energia. Ainda mais no inverno, pois, quando a temperatura ambiente cai, é comum o aumento do gasto com eletricidade das residências, devido a banhos mais longos e à regulagem do chuveiro. Segundo Fernando Queiroz, engenheiro de eficiência de energética da Cemig, isso tem uma explicação simples. “Uma hora de banho na temperatura ‘inverno’ por dia pode equivaler a dois televisores ligados durante 24 horas”, diz ele. 

 

Porém, algumas atitudes podem ajudar na redução do gasto com eletricidade, mesmo nessa época do ano. Em primeiro lugar, é aconselhável ficar de olho no tempo de uso do chuveiro para reduzi-lo ao máximo, sem prejuízo para a higiene e o conforto. Além disso, fechar a torneira quando for ensaboar o corpo e lavar os cabelos interrompe o funcionamento do equipamento e o consumo de eletricidade.

 

Nas cidades de Minas Gerais com clima mais ameno, usar a chave de temperatura na posição “morna” ou “verão” também ajuda a economizar. “Na posição ‘verão’,  o consumo de energia cai em 30%, o que, em uma residência, pode significar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.

 

Fonte: Fátima Valias - Agente de comercialização de energia da Cemig

 

 

COMENTÁRIOS