Comida di Buteco 2020: Concurso começa nesta sexta e terá 17 bares participantes
28/07/2021 14:21 em Novidades

Formato será em sistema "híbrido" e campanha foca em ajudar butecos participantes em todo o Brasil

 

Começa nesta sexta-feira (30/7), mais uma edição do Concurso Comida di Buteco. Este ano, o formato será em sistema “híbrido” e tem uma campanha focada na ajuda aos botecos participantes de todo o Brasil.

O concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto, em Montes Claros. 17 butecos participam do Concurso Comida di Buteco (CdB), após quatro adiamentos em função da pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) – Covid-19.

O CdB está em sua 21ª edição, e pela primeira vez em sua história, terá o seu foco no delivery e com o movimento “Salve os Butecos!”.

Em 2019, o Carrancas Mercado com o prato “Carrancostela”, desbancou outros 17 participantes do CdB e levou o título de melhor boteco de Montes Claros. Em segundo lugar ficou o petisco “Cê ta doooido!!!”, do Ana Terra Gastrobar. E em terceiro, “20 anos de buteco é osso”, do Thom Bar.

Das 20 edições do Comida di Buteco no Brasil e 14ª em Montes Claros, foram 10 vencedores diferentes. Carrancas (2019); Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017), Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010);  Thom Bar em duas edições (2012 e 2014), Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

Nosso objetivo no “Salve os Butecos!” é ajudar a gerar fluxo de caixa, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. Nossa meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site www.comidadibuteco.com.br .

 

Sistema Híbrido

Neste novo formato, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro, seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente.

Dentre estes esforços, viabilizamos uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco.

 

Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br  localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, naquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Para ajudar na campanha “Salve os Butecos!” Basta fazer qualquer doação. A conta para doações é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

 

Patrocinadores 2021

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:

Banco Oficial: Santander (clientes têm 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes)

Santander e a Gastronomia

O Santander tem nos patrocínios ao setor gastronômico como uma de suas principais estratégias de marca. Nos últimos anos, o Banco tem apoiado eventos nacionais de renome dentro deste segmento.

Esta iniciativa tem como objetivo associar a marca Santander à gastronomia, por meio do apoio às inovações empreendedoras e culturais. Além disso, a instituição gera negócios para toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final, com ofertas financeiras, benefícios, e experiências exclusivas. Dessa forma, espera ser reconhecido como o Banco da Gastronomia.

O Farol Santander São Paulo, inaugurado há três anos, também tem a gastronomia como um dos eixos temáticos. O prédio tem hoje, em alguns dos andares, o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor e o Boteco do 28. 

 

Eisenbahn

“Neste ano a Eisenbahn é a patrocinadora oficial do Comida di Buteco em São Paulo e Rio de Janeiro. A marca tem como propósito convidar os clientes a harmonizar o estilo pilsen com os petiscos do evento que celebram a cultura de cozinha raiz. Serão mais de 200 pontos de vendas: São Paulo (60), Rio de Janeiro (70), Campinas (40), Ribeirão Preto (20) e São José do Rio Preto (17) que entraremos com Eisenbahn Pilsen".

 

Heinz

Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.

 

Mc Cain

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.

Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.

 

Reserva 51

Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.

 

M Dias Branco

Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unânime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul o país e Finna para os demais circuitos e também com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca:  “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.

 

Cervejaria Bohemia

Parceira de longa data do Comida di Buteco, a Cervejaria Bohemia propõe ao público um novo olhar para os seus costumes, trazendo para o concurso o conceito do ‘sabor que move tradições’.  “Para a Bohemia, que vem conquistando paladares por gerações, falar do boteco como extensão da nossa casa é justamente levar a tradição adiante, apoiando a cultura, a cozinha de raiz e o consumidor mineiro”, diz a gerente regional de marketing, Fernanda Federico.

 

Dubai Suítes

Com o conforto e sofisticação de uma estrutura única, aliada a uma linha completa de serviços de hotelaria, o Dubai Suítes é a opção certa para quem busca um espaço agradável, de fácil acesso e com atendimento diferenciado. E se for morador de Montes Claros, é só apresentar um comprovante de residência e ganhar 10% de desconto em sua hospedagem.

 

 

Participantes 2020

·         Ana Terra Gastro Bar – Avenida Feliciano Martins de Freitas, 306, Vila Regina. URRETADA, QUE TREM BÃO (Purê de mandioca com carne de panela e farofa de banana da terra). Terça a sábado 18h - 23h

 

·         Bar do Chacal – Avenida Sidney Chaves, 779, Edgar Pereira. COSTELA NO BAFO (Costela no Bafo ao Molho de Alho Poró. Acompanha farofa). Terça a sábado 18h às 23h.

 

·         Bar do Soró – Rua Coronel Joaquim Sarmento, 596, São José. COPA MINEIRA (Lombo recheado com cenoura, bacon e finalizado com molho rose. Acompanha batata baroa frita, vinagrete e farofa). Segunda à sexta 17h às 00h. Sábado, de 08h às 00h. Domingo, 12h à 00h.

 

·         Barzinho Tô Atôa – Rua Marechal Deodoro, 92, Centro. RABO ATÔA COM BARÔA (Rabada com creme de batata baroa).  Segunda a Sexta, de 18h às 23h. Sábados e domingos, de 16h às 23h.

 

·         Bendita Espeteria – Rua Mário Botelho, 292, Vila Guilhermina. RAIZ DOS GERAIS (Linguiça caseira frita, panceta e carne de lata. Acompanha batata baroa cremosa ao chutney de abacaxi com rapadura e cachaça). Segunda a Sexta, de 11h às 14h / 17:30h às 23. Sábado, 11h às 23h.

 

·         Butiquim do Loy – Rua Crisântemo, 712, Sagrada Família. CASAL RAIZ (Costelinha de porco ao molho barbecue acompanhada de batatas sauté com ervas, alho desidratado e pimenta calabresa). Segunda a sexta 08h30min às 14h / 16h30min às 23h. Sábado, de 10h às 17h.

 

·         Cantina da Paty – Rua Espírito Santo, 246, Esplanada. À MODA DA CASA (Filé de Tilápia com batata bolinha). Segunda a Quinta, de 11h às 14h / 19h às 22h. Sexta e domingo, de 11h às 14h / 19h às 23h.

 

·         Carrancas Mercado – Mercado Central de Montes Claros - R. Marechal Deodoro, 1460, Centro. CABOCLO D’ÁGUA (Isca de carne serenada no tempurá de farinha de mandioca com molho chutney estilo carrancas. Acompanha chips de batata doce e cará). Segunda a Sexta, de 09 às 16h. Sábado, de 08 às 18h. Domingo, de 08h às 12h.

 

·         Casa da Mãe Joana – Travessa Geovane Soares da Cruz, 594, Bairro de Lourdes. INHAC DA MAMÃE (Bolinhos de inhame a base de linguiça calabresa, torresmo e queijo parmesão. Acompanha geléia caseira de tangerina com gengibre). Segunda, quarta, quinta e sexta, de 18h às 23h. Sábado, de 11h, às 18h. Domingo, 11h às 18h.

 

·         Dedo de Prosa – Rua Floriano Peixoto, 63, Centro. FRANGO IMPERIAL (Frango ao molho soyu e gengibre. Acompanha purê de inhame). Segunda a sexta, de 11h3omin às 23h. Sábado, de 11h30min às 22h.

 

·         Kentura Kent II – Rua Santa Maria, 662, Todos os Santos. BOLINHO CREMOSO DE CARNE SECA (Bolinho de inhame recheado com carne seca). Segunda a sexta, de 11h às 13h / 18h às 23h. Sábados e domingos de 11h às 23h.

 

·         Orikuri – Rua Doutor Mario Veloso, 93, Melo. ORIKURI A TRÊS CAMINHOS (Cortes de fraldinha cozida na cerveja preta. Acompanha purê de inhame e mandioca). Segunda a sexta, de 18h às 23h. Sábado, de 11h às 23h.

 

 

·         Quintal Avenida – Avenida Deputado Esteves Rodrigues – 418, Centro. COSTELINHA QUE DINDINHA FAZIA (Costelinha suína desfiada com creme de batata doce e queijo minas). Terça a domingo, de 20h às 01h.

 

·         Thom Bar – Rua Humaitá, 50, Morrinhos. RAPUNZEL NO SERTÃO DAS RAÍZES "ENCANTADAS" (Filézinho suíno trançado com bacon na cama de creme de raízes com baru, colli de fruta e pirão de raízes. Acompanha dose de cachaça). Terça a sexta, de 18h às 23h. Sábado, de 10h às 18h.

 

·         Tid’s Espetinho – Avenida Santos Dumont. 136, centro. BENZADEUS (Bolas rústicas de carne bovina recheadas com cream cheese. Acompanha purê de mandioca). Segunda a sábado, de 18h às 23h.

 

·         Uai Fai Bar – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1232, Maracanã. UAI! ENTÃO FAI PRA NÓS! (Carne de boi em cubos cozida com calabresinha. Acompanha creme de cebola).  Segunda a sábado, de 18h às 23h.

 

·         Universo do Beiju – Avenida Doutor João Luiz Almeida, 499, Vila Guilhermina. MAIS UM (Mix de petiscos empanados: bolinho de bacalhau, filé de tilápia, cebola e jiló empanados com batata frita, purê de cenoura baroa e molho de alho cremoso e picante). Todos os dias, de 18h às 23h.

 

 

Texto:  Wesley Gonçalves /// Assessoria e Comunicação

COMENTÁRIOS