Organização confirma: maior exposição da história do Cavalo Mangalarga em Montes Claros
02/08/2021 15:56 em Novidades

A raça Mangalarga Marchador ganhou destaque, em Montes Claros, durante a 40ª Exposição Especializada que ocorreu no Parque de Exposições João Alencar Athayde, promovida pela da Sociedade Rural e realizada pelo Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador do Norte de Minas. Ao todo foram 350 animais em julgamento nos quesitos marcha batido e picada e morfologia.

Para o presidente do Núcleo, Jorge Santos, o saldo da exposição é extremante positivo.

"Foi a maior exposição de equinos da raça da nossa região. Não se tem notícia de outra com esta quantidade de animais e com esse nível. Quebramos todos os recordes. Os criadores da região que mais se destacaram foram o Haras Tropa do Norte e Serra Geral entre os mais premiados", descreveu o presidente.

Para o diretor de equinos da Rural, Rossine Viana, esta especializada foi sensacional.

"Com uma participação expressiva de criados de várias partes do Brasil conseguimos resultados excelentes. A qualidade dos animais tem evoluído significativa. Nesta edição, provamos que os nossos cavalos estão aptos para disputas nacionais", encerrou Rossine.

Elson Xavier Junior é do Haras Serra Geral. São 60 animais registrados na propriedade que cria o Mangalarga há 15 anos. Para ele, este evento foi de extrema importância.

"Pois são nas exposições que balizamos nossos criatórios, mostrando se evoluímos e se estamos selecionando animais competitivos. É nas exposições que apresentamos nosso trabalho de seleção a todos os criadores e ao público em geral", falou Elson, que questionado sobre o motivo de tanto sucesso nas provas, respondeu:

"Estamos no caminho e esse caminho é longo, mas a minha equipe é focada e todos são movidos pela paixão, seleção, genética, trabalho e dedicação", explicou.

Ele foi premiado como Melhor criador, 1º prêmio progênie de mãe, 1º prêmio potro mirim, campeão potro, campeão cavalo Júnior de marcha, campeão cavalo Júnior de Categoria, 1º prêmio Marchador ideal, 1º prêmio de marcha cavalo adulto, Reservado Campeão prova funcional e Reservado Campeão castrado  de marcha cavalo jovem.

Os cavalos foram julgados pelos juízes da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Otto Rapalo Mol (morfologia) e Márcio Meireles Leite (Marcha picada).

O Presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, ressaltou que a crise não afetou a exposição.

 

"Mesmo com o momento que vivemos e atravessamos uma pandemia, a especializada foi um sucesso. O Mangalarga tem boa projeção e crescimento expressivo na região nos quesitos qualidade e valorização. A união das entidades para executar o projeto foi fundamental para um evento consolidado e com resultados positivos", falou José Moacyr.

 

Transmissão on-line

 

Se você perdeu as disputas, pode acompanhar no Canal do Youtube da Sociedade Rural.

 

LINK: https://www.youtube.com/c/SociedadeRuraldeMontesClaros

 

Crédito das fotos: Rogeriano Cardoso

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!