Governador de Minas Gerais anuncia verba para construção de CTI pediátrico na Santa Casa Montes Claros e inaugura novas instalações da Santa Casa Olhos
04/08/2021 14:15 em Novidades

Fotos: Solo Queiroz  

 

A Santa Casa de Montes Claros,  maior hospital do Norte de Minas, recebeu na noite de ontem (03), a visita do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Acompanhado do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, Romeu Zema participou da inauguração das novas instalações da Santa Casa Olhos e assinou convênio com a Santa Casa de Montes Claros para a reestruturação do CTI Neonatal e construção de um CTI Pediátrico, que contará com 10 leitos.

Serão repassados R$ 4 milhões, fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e o hospital, para a adaptação da estrutura e compra de equipamentos. Durante a solenidade, o Governador ressaltou que a iniciativa vai ampliar a assistência hospitalar na região. “Sabemos que a região Norte não tem um número adequado de leitos de UTI pediátrico. Este investimento vai proporcionar a ampliação de dois para 10 leitos de UTI, o que demonstra que esses mais de 80 municípios, que eram obrigados a enviar pacientes para outras regiões, terão um atendimento que nem se compara ao que tinham até então”, afirmou o Governador. Durante a assinatura do despacho, os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Gil Pereira (PSD) acompanharam o Governador.

De acordo com o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, assim que finalizados os trâmites para o repasse de verbas, o prazo para a construção será de 12 meses. “Antes de mais nada, em nome do hospital e de toda a população do norte de Minas, quero agradecer ao Governador Romeu Zema pela atenção com nossa região. É com muita alegria que recebemos este anúncio. Serão mais 10 leitos para atender o Norte de Minas Gerais, o que irá possibilitar a assistência pediátrica. Atualmente, a região não dispõe de qualquer CTI Pediátrico”, disse.

Além disso, a verba também será destinada para a reestruturação do CTI Neonatal Irmã Veerle, que conta com 10 leitos. “A nossa capacidade instalada precisa de melhorias, pois, como somos uma Instituição filantrópica, com 149 anos de existência, nossas instalações necessitam de uma reestruturação. Além disso, é preciso levar em consideração a quantidade de pacientes que recebemos, uma vez que a demanda é muito maior que a capacidade instalada”, complementou Maurício Sérgio.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que participou da cerimônia de forma virtual, falou sobre a importância do serviço para o município e a região.“A Santa Casa está oferecendo novas instalações, mostrando a grandeza deste empreendimento no atendimento de nove mil pessoas. Temos que agradecer por ter uma entidade como esta, com a capacidade para servir com amor, dedicação e carinho ao povo da nossa Montes Claros e da região inteira”, afirmou o prefeito Humberto Souto em vídeo.

Para o Dr. Maurício Marcelo Costa, intensivista pediátrico do CTI Neo da Santa Casa, "após anos de experiência adquirida com nosso CTI Neonatal, vislumbramos com emoção e grandes expectativas a futura inauguração de um CTI Pediátrico. Embora a missão seja desafiadora, a Santa  Casa certamente aceita o desafio de atender ao alto nível de qualidade multiprofissional exigido por esse pioneirismo. Concluo, reforçando que a sociedade de Montes Claros, polo regional, acolhe com orgulho essa parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e da Santa Casa  em atender à demanda de todo o norte de Minas no que diz respeito aos cuidados pediátricos contínuos e de alta complexidade”, comemorou.

O secretário de Estado de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, elogiou a estrutura as novas instalações da Santa Casa Olhos e ressaltou o trabalho realizado pelo governo para melhorar a assistência médica não só na região Norte, mas em todo o estado.“Nos últimos meses construímos, junto às regionais de Saúde, uma melhoria na assistência ouvindo a região. O Valora Minas, que é uma nova política hospitalar e que investirá mais de R$ 1 bilhão por ano nessas políticas, será o maior valor já aplicado na área”, disse.

Santa Casa Olhos – Instituição Pioneira na implementação do Projeto Glaucoma

Durante a visita, o Governador também participou do descerramento de placa inaugural das novas instalações da Santa Casa Olhos, referência nacional em alta complexidade em oftalmologia e pioneira na implantação do Projeto Glaucoma, do Ministério da Saúde. A inauguração marca as festividades comemorativas dos 150 anos da Santa Casa Montes Claros, fundada em 21 de setembro de 1871.

Parceria entre o grupo Oftalmolaser e Santa Casa Montes Claros,  a Santa Casa Olhos foi pioneira na implementação do Projeto Glaucoma, que atualmente atende 9 mil pacientes, através do SUS. “Essa parceria firmada em 2003 é de muito sucesso. Hoje, neste dia de muita alegria, quero agradecer a dedicação de toda a nossa equipe e o companheirismo e acolhimento da Santa Casa durante todos esses anos. Nosso sonho se tornou uma realidade, pois agora temos uma nova casa para acolher os pacientes”, falou.

Além da unidade centro, a Santa Casa Olhos conta com mais uma unidade no edifício Medical Center. Com um corpo clínico experiente e altamente qualificado, apoiado por uma ampla estrutura e os mais modernos equipamentos oftalmológicos; o serviço oferece atendimento clínico através de consultas, exames, diagnósticos e atendimentos cirúrgicos em todas as áreas da oftalmologia (córnea, estrabismo, glaucoma, oftalmologia clínica, oftalmopediatria, plástica ocular, retina, catarata, trauma ocular e vias lacrimais, dentre outros).

150 anos Santa Casa Montes Claros

 

Ao longo do ano, serão realizadas diversas atividades, ressaltando a importância do hospital como pilar da saúde no Norte de Minas Gerais.  Entre as ações realizadas está a comemoração da implementação do Serviço de Transplante de Fígado do hospital, que foi realizada em fevereiro, mês em que o serviço completou 10 anos; e a campanha de conscientização sobre o AVC, realizada em julho, em comemoração aos 2 anos de implantação da Unidade AVC da Santa Casa Montes Claros.

Por Ana Paula Paixão I Fotos: Solo Queiroz  

COMENTÁRIOS