Com entregas iniciadas segunda-feira, 9, e que serão concluídas nesta quarta-feira, 11, a região ampliada de saúde do Norte de Minas que é composta por 86 municípios está recebendo nesta semana 78 mil 420 doses de vacinas contra a covid-19. Trata-se da maior remessa que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) está repassando para a região. Até então, a maior remessa de imunizantes entregues ao Norte de Minas aconteceu no dia 6 de maio, totalizando 56 mil 810 doses.
O repasse das vacinas começou segunda-feira contemplando 51 mil 280 doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford e das norte-americanas, Pfizer/BioNtech e da Janssen. Para a Gerência Regional de Saúde de Januária, que envolve 25 municípios, foram entregues 11 mil 760 doses de imunizantes. Outras 4 mil 860 doses foram destinadas à GRS de Pirapora.
Já 34 mil 660 doses de imunizantes que serão repassadas a 54 municípios que pertencem à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) chegaram na tarde desta terça-feira, 10, em avião da Azul Linhas Aéreas. A companhia estabeleceu parceria com a SES-MG para o transporte de vacinas para as regiões onde opera voos comerciais.
QUARTA-FEIRA
Por outro lado, nesta quarta-feira, 11, a SES-MG também vai entregar ao Norte de Minas a 36ª remessa de imunizantes. Serão mais 27 mil 140 doses que chegarão em Montes Claros às 14h30m, em avião da Azul Linhas Aéreas.
Para a SRS de Montes Claros serão entregues 19 mil 340 doses de vacinas CoronaVac e da Pfizer. A Gerência Regional de Saúde de Januária receberá 4 mil 680 doses de imunizantes e a GRS de Pirapora, 3 mil 120 doses.
Pelo fato de possuir a maior população, Montes Claros receberá 21 mil 259 doses de vacinas divididas da seguinte forma: 13 mil 134 doses da Pfizer; 5 mil 795 doses da AstraZeneca; 2 mil 080 doses da CoronaVac e 250 doses da Janssen.
Com as duas novas remessas o Norte de Minas contabilizará o recebimento de 1 milhão 392 mil 608 doses de vacinas, no período de janeiro a 11 de agosto.
PÚBLICO ALVO
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que as vacinas da 35ª remessa devem ser utilizadas pelas secretarias municipais de saúde na aplicação da primeira dose em mais 1,8% das pessoas restantes da faixa etária de 50 a 54 anos; em 30% das pessoas com idade entre 45 a 49 anos; em 12% dos trabalhadores do setor industrial, nas localidades que ainda não encerraram esse ciclo de vacinação.
Essa nova remessa também deve ser utilizada na aplicação da segunda dose e, com isso, concluir o esquema vacinal no público restante com comorbidades e pessoas com deficiência física permanente.
Já as vacinas da Pfizer, que compõem a 36ª remessa, são destinadas à aplicação da primeira dose em 24% das pessoas na faixa etária de 45 a 49 anos e em 4,73% dos trabalhadores de indústrias. Por outro lado, as vacinas CoronaVac são destinadas à aplicação da primeira e segunda dose em trabalhadores do setor industrial e em caminhoneiros.
A coordenadora reforça que “os municípios precisam seguir as notas técnicas do Ministério da Saúde e da SES-MG, a fim de que a vacinação contra a covid alcance os públicos prioritários e bons índices de cobertura”. Os municípios que já concluíram o esquema vacinal nos públicos prioritários previstos nestas 35ª e 36ª remessas de imunizantes têm autonomia para avançar na vacinação de outras faixas etárias ou categorias profissionais definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde.
VACINÔMETRO
De acordo com o painel vacinômetro, mantido pela SES-MG, nesta terça-feira a macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizou 316 mil 625 pessoas já imunizadas contra a covid-19. Esse público já recebeu a dose única da vacina da Janssen ou as duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca ou da Pfizer.
Por outro lado, 790 mil 694 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid e aguardam o término do prazo para aplicação da segunda dose.
Fonte : SRS
FOTO: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros