Exposição no Centro Cultural homenageia Festas de Agosto
13/08/2021 15:04 em Novidades

Nesta sexta-feira, 13 de agosto, os festejos em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo já estariam colorindo as ruas da área central de Montes Claros, dentro da programação das Festas de Agosto, a maior manifestação folclórica da cidade.

Infelizmente, por causa da pandemia de COVID-19, os festejos de 2021 não poderão ser realizados como de costume, com cortejos pelas ruas e avenidas. Assim, em homenagem a catopês, marujos e caboclinhos, que representam os diversos grupos étnicos que formaram o povo brasileiro, o Centro Cultural Hermes de Paula estará recebendo a exposição “Viva Agosto”, que traz fotografias relacionadas às Festas de Agosto. São 70 fotos dos fotógrafos Fábio Marçal, Júnia Rebello, Sérgio Mourão e Silvana Mameluque.

De acordo com a diretora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Júnia Rebello, que também participa da iniciativa como fotógrafa, a exposição foi a maneira encontrada para manter viva a tradição das Festas de Agosto, que já perdura por 180 anos, sem deixar de lado as medidas sanitárias de combate à transmissão do coronavírus, como a limitação do número de visitantes e o uso de álcool em gel e máscara.

O fotógrafo Fábio Marçal procurou, com sua seleção de fotos, lembrar dos mestres dos ternos que não estão mais entre nós, como Tone Cachoeira, Zé Expedito e João Farias, por exemplo. Para o fotógrafo, as Festas de Agosto são parte de sua memória afetiva, quando presenciava a passagem dos cortejos pela rua de sua casa, ainda sem pavimentação, quando menino.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, no Centro Cultural Hermes de Paula, entre 9 e 19 horas, até o dia 30 de agosto.

 

Texto: Attilio Faggi

Fotos: Fábio Marçal

COMENTÁRIOS