Operação Maria da Penha é realizada em Montes Claros
23/08/2021 13:46 em Novidades

A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou hoje (23/8), em 41 municípios da  região do 11º Departamento a última fase da operação “Maria da Penha Dia D”. O objetivo da ação é realizar atividades permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher no mês em que se comemora os 15 anos do aniversário da Lei Maria da Penha.

A ação  policial, deflagrada durante todo o mês do “Agosto Lilás”,  envolve  uma  mobilização pelo  fim  da  violência  contra  a  mulher e no   enfrentamento à violência doméstica e familiar. Ao todo, 36 pessoas foram presas, entre os dias 1 a 20 de agosto, sendo sete delas por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência. Na data de hoje (23), dois homens  foram presos no município de Montes Claros. Um deles, 37 anos,  fraturou o braço da ex-companheira, 38 anos,  com quem foi casado há 16 anos. O outro suspeito, 42 anos,  cometeu feminicídio tentado em desfavor da irmã, 56 anos. Durante cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, na residência de um sargento reformado do exército, 55 anos,  foi apreendido uma pistola 380 e 12 munições.  Ele é investigado por ameaçar e praticar tortura psicológica em desfavor da ex-esposa, com quem foi casado por oito anos. Ele possui porte de arma de fogo, entretanto estava com a licença vencida.

 Os dois investigados foram  encaminhados para a Delegacia de Plantão no município.

 A força tarefa empregada na Operação envolveu  126 visitas policiais, 92 ocorrências registradas, e ainda,  deu suporte logístico a oficiais de justiça para intimação de agressores. 

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Maria da Penha conta com a participação do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; das Secretarias de Segurança Pública dos Estados e Distrito Federal e demais órgãos.

O delegado-geral, Jurandir Rodrigues,  reforça a importância da prévia comunicação dos casos de violência, reforçando ainda, o atendimento às mulheres nas Delegacias Especializadas no 11ª Departamento e demais Unidades que prestam um atendimento de excelência para as vítimas de violência doméstica,  “  A violência doméstica é um problema social e de saúde pública e, que combatemos através da repressão aos agressores”,  afirmou.

 

Fonte: Ascom / Policia Civil ///Foto : Léo Queiroz

 

COMENTÁRIOS