Polícia Civil implementa vistoria eletrônica em 24 municípios do 11º Departamento
14/09/2021 13:15 em Novidades

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implantou, nesta semana, o novo sistema eletrônico de vistoria de veículos nos municípios de Montes Claros, Mirabela, Grão Mogol, Francisco Sá, Bocaiúva, Coração de Jesus,  Janauba,  Espinosa, Mato Verde, Jaíba, Porteirinha, Monte Azul, Januária, São João da Ponte, Varzelândia, São  Francisco,Brasília de Minas, Itacarambi, Manga, Montalvânia, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso,  norte do Estado.

Obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), a vistoria consiste em avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do automotor e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

 

 Através do novo processo eletrônico, a avaliação será feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador incluirá fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

O aporte de recursos materiais utilizados para implementar o novo sistema foi conquistado através de parceria entre a PCMG e a Receita Federal em Montes Claros. O delegado-geral, Jurandir Rodrigues, Chefe do 11º Departamento, celebrou contrato  com o órgão e obteve a doação de 36 aparelhos telefônicos que foram distribuídos aos municípios mencionados. Os chips usados pelos vistoriadores pertencem à Polícia Civil e foram solicitados junto à Superintendência de  Informações e Inteligência Policial (SIIP).

 

 Segundo o delegado-geral, Jurandir Rodrigues, Chefe do 11º Departamento, a inovação trará modernização e expertise  ao processo de vistoria, a tecnologia resulta em vantagens para todos os envolvidos.  Para os usuários o  processo será mais célere e para os vistoriadores também, pois eles não precisarão  fazer uso de decalque, agora, as imagens serão obtidas através da câmera do celular, facilitando a identificação e  alterações nas principais características do veículo, e ainda,  simplifica verificar se existe adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, garantindo assim a procedência do veículo” disse.

 

Ascom: Policia Civil // foto: Maurício Lucco

COMENTÁRIOS