Depois de 48 horas, o fogo nas proximidades do Distrito de São Bento, em Mirabela, foi controlado. Cerca de 400 hectares ficaram totalmente destruídos em 15 propriedades.
A Defesa Civil do Município informou que foi criada uma força-tarefa, com servidores da Prefeitura das secretarias de agropecuária e meio ambiente, transportes e obras, com o apoio dos Brigadistas, dos Corpo de Bombeiros Militar e do Vereador Vilson Rapadura. O diferencial da ação foi a participação da comunidade, que não mediu esforços e integrou o grupo.
De acordo com Edilene Almeida, Agente Municipal de Proteção e Defesa Civil, mesmo com aproximação do fogo em algumas residências, não houve prejuízos de animais domésticos, pecuária e lavouras.
“Isso devido a agilidade da equipe, que teve como suporte caminhão-pipa, retroescavadeira, trator com arado, abafadores, e bombas costais anti-incêndios. Quanto à flora, principalmente pequizeiros houve muita destruição. Foram dezenas de animais silvestres mortos, infelizmente”, disse Edilene.
O Coordenador da Defesa Civil, Denilson Nogueira, informou que todos os focos existentes foram controlados.
“Foram feitos muitos aceiros ao longo das propriedades para evitar a propagação das chamas. O trabalho de toda equipe foi exitoso, mas tiveram momento de grande tensão, pois na região tinha muito redemoinhos e o vento
Desde que foi informado do incêndio, o Prefeito Luciano Rabelo determinou toda atenção da Prefeitura.
“Graças a Deus, não tivemos problemas maiores e as causas do incêndio ainda não sabemos. Mas o momento é de alerta para todos nós. O vento e redemoinhos estão fortes e temos que ficar atentos as consequências”, falou o Prefeito.
Andréa Fróes/ Ascom