Semana do Agente Comunitário de Saúde terá programação especial no Norte de Minas
05/10/2021 14:33 em Novidades

A partir de segunda-feira, 4, prosseguindo até 8 de outubro a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – (Unimontes) e a Prefeitura de Montes Claros vão realizar a Semana do Agente Comunitário de Saúde – (ACS). Trata-se de evento on-line que ofertará uma série de palestras relacionadas à saúde mental e física desses profissionais, além de abordar estratégias para qualificação da visita domiciliar, principal atividade do ACS no âmbito da atenção primária à saúde.

Todas as palestras ocorrerão durante o horário de trabalho dos ACS, por meio de transmissão ao vivo https://portaldoacsmoc.wixsite.com/website, o que favorecerá a participação de todos os profissionais.

A referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Renata Fiuza Damasceno explica que a intervenção educativa surgiu em 2018, a partir do momento que um grupo de pesquisadores vinculados à pós-graduação da Unimontes resolveu avaliar as condições de saúde mental e física dos agentes comunitários atuantes em Montes Claros e região.

Após a coleta de dados os pesquisadores perceberam a necessidade de criar elementos de intervenção para que pudessem assessorar os profissionais na melhoria da prestação dos serviços à população e, também, a qualidade de vida através do autocuidado.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Agente Comunitário de Saúde será aberta segunda-feira, às 15 horas. Dia 5, às 16 horas será ministrada palestra sobre “Capacidade para o trabalho com ênfase na qualificação das visitas domiciliares”. 

O ciclo de palestras terá continuidade quarta, quinta e sexta-feira, nos períodos da tarde, abordando os seguintes temas: Atenção à saúde mental dos Agentes Comunitários de saúde; Dor lombar nos Agentes Comunitários de Saúde: impactos na qualidade de vida, produtividade e prevenção; e Impactos do comportamento sedentário e obesidade na qualidade de vida dos agentes comunitários de saúde.

 

SRS

COMENTÁRIOS