Gestantes ganham projeto Amor Eterno em Mirabela
06/10/2021 13:38 em Novidades

O Programa Criança Feliz, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Mirabela lançou, nesta quarta-feira (06), o Projeto Amor Eterno, que envolve gestantes inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e inseridas no Programa Primeira Infância no SUAS. 

Segundo a supervisora do PCF, Hélia Regina Fonseca Gonçalves, a inciativa surgiu com o objetivo de proporcionar momentos descontraídos às mamães e melhorar a qualidade do pré-natal.

“A intenção é dar suporte nessa fase que antecede ao nascimento das crianças. Hoje tivemos a acolhida das mães que fizemos busca ativa junto as Unidades de Saúde. Fizemos o cadastro de 13 mães e ainda estamos buscando outras meninas e ou mulheres, que serão também contempladas com kits infantis. É muito significativa a possibilidade de estarmos contribuindo para que a mamãe tenha uma gestação tranquila. Nossa intenção é ainda levar um pouco do carinho para as famílias envolvidas”, falou Hélia, lembrando que a gravidez é um momento único e especial na vida de uma mulher, independente se é o primeiro filho ou não, é sempre um turbilhão de sentimentos.

As mães selecionadas vão receber visitas quinzenais das visitadoras do Programa. 

Gestante feliz em movimento

Dentro do projeto há uma vertente inovadora em Mirabela. “Estamos implantando também o Gestante Feliz em Movimento. É uma série de capacitação de gestantes, visando mais qualidade de vida para as mamães. Levaremos informação a partir de profissionais capacitados, que vão ofertar de dinâmicas de grupo, rodas de conversa, palestras, além de outras atividades desenvolvidas pelas equipes do projeto.

A palestra de abertura foi com a enfermeira, Taluane Andrade, que explicou desde o inicio da gravidez, desafios, até o nascimento do bebe e os cuidados essências, como amamentação, banho, alimentação. 

             

“Trouxe bonecas, banheiras e fraldas. A aula é prática, porque ter filho é experiência. Optei por apresentar a realidade para as participantes, visando ajuda-las, como mãe e enfermeira. Reforçamos também a importância do vínculo familiar, participação dos pais, apresentamos tipos de partos, desafios, falamos sobre o amor, paciência. Estou a disposição para ajudar”, encerrou Taluane. 

Cronograma das capacitações

• Daniel Vieira - Nutricionista       24/09/2021 

• Luana Luiza Ferreira – Psicóloga  28/102021 

• Danillo Dias Ruas e Jane Maria Gomes Guimarães - educadores físicos - 17/11/2021

• Mariana Rodrigues  - Médica-           08/12/2021

Aprovado!

Raiane Silva Pereira, tem 17 anos e está na primeira gravidez. No encontro de acolhida estava acompanhado do pai da menina que espera, a Ana Eliza. 

“Estou perto de ter o meu bebê e gostei muito do presenciei na explanação da enfermeira. Pretendo ter o parto normal por entender que é melhor para mim e para a criança, em todos os aspectos”, disse Raiane, que mora no bairro Bela Vista. 

Ansioso com Raiane, estava Edilson Simões, cabeleireiro. Ele tem 26 anos e será a segunda filha dele. 

“Participei para ver como é, sempre podemos aprender. Parece que é o primeiro filho e eu já tenho uma menina de anos, estou ansioso”, descreveu. 

PCF 

É uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo Município, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações Inter-setoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos.

 

Texto e foto: Andréa Fróes

COMENTÁRIOS