Prefeitura age rápido e minimiza impactos da chuva na cidade
26/10/2021 13:37 em Novidades
Montes Claros recebeu, nessa sexta-feira, uma das maiores tempestades de sua história. Foram 40 milímetros de chuva em cerca de 30 minutos, acompanhada de pedras de gelo e rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora. Os resultados foram impressionantes: queda de torre de celular, de muros e portões, ocorrências de alagamento e muitas quedas de árvores.
 
A Prefeitura de Montes Claros agiu rápido, através da operação conjunta de diversas secretarias e órgãos municipais: a Defesa Civil Municipal percorreu toda a cidade, atendendo dezenas de ocorrências e vistoriando mais de 20 imóveis; a Secretaria de Defesa Social registrou quinze desalojados e desabrigados, três alagamentos, dois perigos de desabamento e 4 riscos de eletrocussão.  
 
Para dar conta das pessoas atingidas diretamente pelos estragos do temporal, a Prefeitura disponibilizou, de forma permanente, o Ginásio Ana Lopes, no Parque Municipal Milton Prates, para receber pessoas que ficaram desabrigadas por conta da chuva. Além disso, os CRAS do Município estão disponíveis para atender as demandas das famílias que necessitarem de auxílio-aluguel ou mesmo alimentação.
 
A Secretaria de Serviços Urbanos começou os serviços de limpeza assim que a chuva parou. Foram usados mais de 40 caminhões para desobstruir ruas e retirar mais de 480 toneladas de entulho e lixo das ruas da cidade. 
 
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou ação de corte e retirada de árvores caídas sobre residências, escolas, vias públicas, praças e parques. Foram mais de 25 ocorrências atendidas entre sexta-feira à noite e a manhã desta segunda-feira. Foram priorizadas áreas de maior risco, sendo retiradas, aproximadamente, 30 toneladas de material lenhoso.
 
Saindo das ações emergenciais, as obras e ações preventivas realizadas pelo Município nos últimos anos e meses provaram sua eficácia. Um bom exemplo é a reconstrução da avenida Vicente Guimarães, que embora não esteja 100% concluída, provou ter resolvido o escoamento de água na região, que sempre sofreu, ano sim e o outro ano também, com alagamentos nesse período. Para os moradores da área, passar por uma chuva tão forte sem ocorrências parecia, poucos anos atrás, um sonho impossível, mas agora é a nova realidade do local. 
 
Além disso, o trabalho constante de limpeza de bueiros certamente diminuiu as ocorrências na cidade: em 2021 já foram limpas 1.950 bocas de lobo, com a retirada de 170 toneladas de lixo e entulho. A população pode colaborar ainda mais, jamais descartando lixo, entulho e material de construção em locais inadequados; assim, os resultados seriam bem melhores.
 
 
Texto: Daniel Moraes
Fotos: Divulgação
COMENTÁRIOS