Projeto de Vida ajuda às mulheres assistidas pela Fundação Fé e Alegria de Montes Claros a melhorar a qualidade de vida
17/11/2021 16:59 em Novidades

Refletir e projetar a realização de sonhos, metas e desejos. Estes têm sido os objetivos do Projeto de Vida, realizado neste mês de novembro, com as mulheres atendidas no Curso de Peças Íntimas, da Fundação Fé e Alegria em Montes Claros.  As atividades que foram suspensas em 2020 devido à pandemia, reiniciaram em 2021, obedecendo todos os critérios de prevenção e da proliferação da Covid-19.  

De acordo com a educadora social responsável pelo projeto, Araceli Oliveira Lopes, o momento é de muito aprendizado, descobertas e aspirações, principalmente com as aulas presenciais. “ – A proposta do projeto é fazer com que as alunas compreendam sobre o objetivo de vida, o saber onde querem chegar, é o que as motivam a lutar e superar as dificuldades e os  desafios que surgirão em ao longo do caminho”- disse.

Segundo, a educadora social Projetar a Vida é tomar a história na mão. É fazer escolhas. Organizar o caminho. Buscar uma causa que alimente toda a vida. “- É dar sentido à existência, analisando oportunidades, planejando os passos para se ter um mundo feliz” – esclarece a educadora.

Marisa Aparecida Silva Reis é uma das alunas beneficiadas pelo projeto. Para ela, é um aprendizado diário. “ - Fazer parte destas formações é um processo de transformação na minha vida e de todos aqueles que estão em minha volta. Aqui temos a oportunidade de sair diferente de como entramos , de enxergar a sociedade e o mundo com mais sabedoria  e isso é  muito gratificante” – relatou.

Para a educadora social, neste processo, se faz também necessário pensar como promover caminhos, ações e atitudes que possibilitem a tomada da vida nas mãos e, a viver um resgate de si mesmo, da identidade e de um caminho coerente com nossos valores, uma tomada de consciência da história pessoal e social, dos valores fundamentais da vida, de fé, de esperanças, sonhos e decisões importantes que conduzem a um presente e a um futuro mais feliz. “- Pois, é para SER FELIZ que projetamos a vida, para amar e para ser amado”- pontuou Araceli Oliveira.

Esta é a sensação expressada no relato de Sanaria Pereira Alves,  também é  aluna do Projeto. “ - Eu sempre fico encantada, a cada momento que participo é maravilhoso. Eu não esperava  aprender desta forma tão prazerosa e quero levar todo este conhecimento para meus filhos, parentes e amigos. Tem pouco tempo que estou no projeto e tenho entendido  que através destes encontros posso melhorar a minha qualidade de vida”.

E é a partir da liberdade como seres humanos proposto por meio deste projeto, que a educadora social,  espera construí e formar pessoas que organizem os seus caminhos,  que façam as escolhas fundamentais da vida e encontre o  sentido pelo qual nos movemos para a construção de um mundo melhor.

Da redação  

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS