Covid: SES-MG reduz intervalo para 2ª dose de vacina da Pfizer e adultos tomarão dose de reforço
22/11/2021 13:51 em Novidades

Por meio da Deliberação 7.870, da Comissão intergestores Bipartite – (CIB), publicada no Diário Oficial Minas Gerais de sábado, 20, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) reduziu de 8 para 3 semanas o intervalo para aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19. Além disso, entrou em vigor a aplicação da dose de reforço (terceira dose) na população com idade a partir de 18 anos, num intervalo de cinco meses após conclusão do esquema vacinal primário.

Em pessoas com alto grau de imunossupressão o intervalo para a aplicação da terceira dose de vacina contra a covid será de 28 dias, após a última dose do esquema vacinal básico.

A subsecretária de vigilância em saúde da SES-MG, Janaina Passos explica que “o objetivo da redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose é acelerar a vacinação dos mineiros, aumentando a quantidade de pessoas com esquema vacinal completo. Dessa forma, conseguimos reduzir os índices de transmissão da doença e as internações, principalmente os casos graves”.

A vacina a ser utilizada pelos municípios para a aplicação da dose de reforço deverá ser, preferencialmente, a da Pfizer ou, de maneira alternativa, da Janssen ou da AstraZeneca, independente de qual tenha sido o imunizante aplicado no esquema vacinal primário.

Para avançar na implementação da maior operação de vacinação já realizada no Estado, a SES-MG espera receber do Ministério da Saúde o quantitativo de doses suficiente para alcançar, ainda em dezembro deste ano, a chamada imunidade coletiva, quando 70% da população total do Estado terá concluído o esquema vacinal.

Porém, a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes reforça a necessidade da população manter os cuidados contra a covid, com higienização constante das mãos, uso de máscaras, distanciamento social, além de cumprir o esquema de vacinação com aplicação da segunda dose, bem como da dose de reforço instituída pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG.

VACINÔMETRO

Nesta segunda-feira, 22, os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros receberam duas novas remessas de vacinas contra a covid. Ao todo foram repassadas 37 mil 885 doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech, da AstraZeneca/Universidade de Oxford e da CoronaVac.

Por outro lado, o painel vacinômetro mantido pela SES-MG contabilizou que 885 mil 714 pessoas já tomaram as duas doses de uma das vacinas contra a covid (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou a dose única da Janssen). Com isso aumentou para 61,30% o total da população que já completou o esquema vacinal.

Já o percentual de pessoas que já tomou a primeira dose de vacina contra a covid aumentou para 82,85%. Ao todo 1 milhão 197 mil 232 pessoas residentes no Norte de Minas já foi contempladas com o recebimento de uma dose de vacina. Outras 72 mil 595 pessoas com idade acima de 60 anos ou trabalhadores da saúde já tomaram a terceira dose.

 

Fonte: SRS

COMENTÁRIOS