PJO realiza haloween e desenvolve o projeto da Revolução das Princesas na Fundação Fé e Alegria
24/11/2021 14:22 em Novidades

 

O mês de novembro está sendo recheado de novidades para o  Protagonismo Juvenil Organizado – PJO o grupo de adolescentes e jovens inscritos na Fundação Fé e Alegria, e onde se trabalha o projeto Meninas e Meninos Livres, desde o ano de 2020. Depois de quase dois anos de atividades presenciais suspensas, os educandos/as tiveram a oportunidade de participar de momentos pra lá de especiais, que foram o Halowenn e o projeto da Revolução das Princesas.

Segundo a educadora social, responsável pelo acompanhamento, Rayane Amarante, o projeto busca contribuir com a promoção de mudanças culturais e sociais em favor da equidade de direitos e combate às violências, machismo, preconceitos e discriminações que decorrem dos estereótipos de gênero.  “Fomentar a reflexão sobre o papel dos jovens na transformação social, certamente, ira refletir de forma positiva na comunidade em que Fé e Alegria está inserida"- disse.

Para o encontro, promovido na quinta-feira (04), foi desenvolvido o projeto realizado pela Plan International Brasil, com a  coleção de livros “Revolução das Princesas” . “As escritoras e ilustradoras recriaram as histórias de Ariel, Bela Adormecida, Rapunzel e Cinderela com o objetivo de inspirar meninas a serem as heroínas de suas vidas”- esclareceu à educadora.

 

Educadora Social , Rayane Amarante no auxílio do projeto Revolução das Princesas.

 

De acordo com Rayane Amarante,  as obras foram trabalhadas no PJO em forma de trabalho grupal, onde foram formados quatro grupos para leitura, interpretação e apresentação do trabalho. – “Os/as adolescentes puderam expor o entendimento e opinião sobre as histórias lidas realizado análise e comparação entre os contos de fadas tradicionais e as histórias recriadas”- acrescentou.

Foi caso do grupo de educandos/as, que apresentou sobre a história de Cinderela. Para a educanda, Giovana Pereira Santos, a nova versão de Cinderela, mostra o quanto que podemos ressignificar a nossa vida e podendo ser felizes de várias maneiras. “ – O dinheiro não é tudo e o casamento não pode ser visto como único projeto de felicidade, que é o aprendemos com final desta nova versão contata sobre Cinderela, o que não ocorre na história original e isso é muito bom , porque mostra a realidade de muitas pessoas de nosso dia-a-dia”,- relatou.

Já na história de Aurora, outro grupo pontuou sobre a força da mulher, negra e como ela pode ajudar aos outros sem pedir algo em troca. “- Esta história mostra o quanto que todos nós somos importantes, independente de raça, cor e religião. Aurora uma mulher negra e princesa, que mostra a sua força e garra para vencer os seus desejos, vejo isso como forma de nos encorajar perante a vida” - completou a educanda Jennifer Kauany Rodrigues Cardoso.

No PJO participam cerca de 30 adolescentes e jovens com idade entre 12 à 18 anos que estejam inscritos nas oficinas ofertadas pela Fundação Fé e Alegria de Montes Claros/MG. Eles estão inseridos no  Projeto Meninas e Meninos Livres que se iniciou em 2020. “Neste projeto são realizados encontros, formações, rodas de conversas, dinâmicas e debates sobre temas relativos à Equidade de Gênero, Empoderamento Feminino, Protagonismo Juvenil, Cultura de Paz, dentre outras temáticas pertinentes”- informou a educadora social.

 

Desfile

Educadora Social, Rayane Amarante , com o educando Kevin Fernandes, vencedor do desfile.

 

Para o momento de descontração e interação entre os/as jovens, foi pensando e realizado pelos/as participantes do PJO, uma dinâmica de lanche coletivo com tema de “Halloween”, onde criaram suas próprias fantasias e participaram de um desfile temático. E muitos ousaram e usaram a criatividade na passarela.

O desfile contou com apresentação de todos os educandos/as fantasias, e com uma comissão de jurados da Fundação Fe e Alegria que elegeu o primeiro, o segundo e terceiro colocado, que mais bem representou em sua fantasia.

Kevin Fernandes foi deles que, conquistou o primeiro lugar com sua fantasia de soldado e com direito a criação personalizada, tudo feito à mão pelo educando. “- Eu tenho um sonho de ser soldado, por isso criei esta fantasia, e quero muito seguir esta carreira. Fiquei muito feliz em ter ficado em primeiro lugar, neste desfile”- finalizou.

 

 

 Da redação

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!