Período chuvoso requer maiores cuidados para combater o Aedes aegypti
29/11/2021 16:11 em Novidades

O período chuvoso é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue. Por isso, todos os cuidados devem ser redobrados pela população.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no começo deste mês, revelou um índice de 4,2% (mais de 4 vezes o preconizado pelo Ministério da Saúde), o que mostra ainda mais a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito.

A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem intensificando as ações nos bairros com maiores índices de presença do mosquito, para impedir a reprodução do Aedes. Equipes do CCZ têm feito visitas frequentes nas residências, para identificar possíveis focos. Da mesma forma, algumas equipes têm realizado palestras em empresas, para conscientizar sobre a importância dos cuidados em suas dependências.

É importante destacar que toda a população tem um papel fundamental nesta luta, uma vez que 97% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Algumas das principais medidas de combate são:

- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

- destinar o lixo para coleta pública;

- escoar a água dos pratos de planta;

- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.

 

Texto: Bruno Albernaz

Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS