O período chuvoso é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue. Por isso, todos os cuidados devem ser redobrados pela população.
O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no começo deste mês, revelou um índice de 4,2% (mais de 4 vezes o preconizado pelo Ministério da Saúde), o que mostra ainda mais a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito.
A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem intensificando as ações nos bairros com maiores índices de presença do mosquito, para impedir a reprodução do Aedes. Equipes do CCZ têm feito visitas frequentes nas residências, para identificar possíveis focos. Da mesma forma, algumas equipes têm realizado palestras em empresas, para conscientizar sobre a importância dos cuidados em suas dependências.
É importante destacar que toda a população tem um papel fundamental nesta luta, uma vez que 97% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Algumas das principais medidas de combate são:
- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
- destinar o lixo para coleta pública;
- escoar a água dos pratos de planta;
- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.
Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Divulgação