A relação entre pessoas e animais de estimação, os chamados “pets”, traz diversos benefícios para o ser humano e tem, inclusive, uso terapêutico em alguns casos, auxiliando no desenvolvimento social do paciente. Mas, infelizmente, alguns tutores agem de uma maneira contrária ao que o termo “tutor” sugere, o que acontece com mais frequência nos meses de férias escolares, quando as famílias realizam viagens e abandonam seus, até então, “melhores amigos”.
Assim, com a Lei Municipal nº 5.416, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Humberto Souto, fica instituído, no município de Montes Claros, o “Dezembro Verde”, dedicado a combater os maus-tratos e o abandono de animais e promover a adoção e a guarda responsável.
A instituição do “Dezembro Verde” tem como objetivo conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, estimulando a guarda responsável. A campanha prevê a realização de ações de conscientização; divulgação de material informativo; e adoção de iluminação verde nos prédios públicos, tudo para contribuir com a melhora dos indicadores relativos ao abandono de animais em Montes Claros.
A campanha, que deverá ser realizada anualmente, no mês de dezembro, e integrará o Calendário Oficial de Eventos do Município, também orientará a população sobre como denunciar casos de abandono, maus-tratos e crueldade contra animais; apoiará feiras de adoção e mutirões de castração; incentivará doações e apoiará organizações da sociedade civil relacionadas à causa animal; e ampliará o nível de eficiência das ações direcionadas a prevenir o abandono de animais, por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.
Texto: Attilio Faggi
Fotos: Fábio Marçal