Realizado há 12 anos consecutivos em Montes Claros, projeto já recebeu mais de 1000 estudantes da região
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros iniciou os preparativos para a realização de mais uma edição do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), que neste ano discutirá“Saúde mental do jovem”.
O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.
De acordo com o diretor Carlos Frederico Souza e Silva, a organização inicial da edição foi finalizada pela coordenação estadual e agora a escola está fazendo contato com as câmaras municipais para que possam participar. “As oficinas do projeto foram divididas em polos e Montes Claros é sede do polo regional União Norte. Nesta etapa, estamos fazendo uma mobilização para que todas as câmaras que integram o polo possam se inscrever para a edição deste ano”, explica.
Oito cidades da região fazem parte do Polo Regional União Norte: Bonito de Minas, Botumirim, Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul, Montalvânia, Varzelândia e Montes Claros. “Iniciamos a mobilização nesta segunda-feira e já temos a confirmação de participação das câmara municipais de Janaúba e Pedra Azul”, completa Frederico.
Política e cidadania
Criada em 17 de dezembro de 2007, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros participa do PJ Minas desde 2010, envolvendo cerca de 100 monitores e mais de 1000 estudantes ao longo desses onze anos.
Para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, a Escola legislativa cumpre a importante função de capacitar jovens para que possam desenvolver um pensamento político e democrático. “O PJ Minas busca estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Três Poderes, especialmente do Legislativo, e estamos renovando o compromisso desta Casa em promover esta séria e fundamental reflexão sobre o papel da política na construção coletiva da cidadania, visando, principalmente, a promoção da igualdade de direitos”, ressalta o presidente.
Atualmente, estão inscritas no projeto, no âmbito da Câmara Montes Claros, as escolas estaduais Plínio Ribeiro (escola Normal), Felício Pereira, Helena Prates, Augusta Vale, Alcides Carvalho (Polivalente), Hamilton Lopes, Levi Durões Peres, Professora Marilda de Oliveira (Distrito Nova Esperança), além do Instituto Federal do Norte de Minas e Colégio Tiradentes.
Por JERUSIA ARRUDA