Praça da Matriz volta a ser ponto de encontro das famílias
07/01/2022 13:27 em Novidades

 

A Praça Doutor Chaves (Matriz), totalmente reformada e embelezada pela Prefeitura, voltou a ser ponto de encontro e convívio das famílias montes-clarenses e norte-mineiras. O logradouro foi devolvido à população no mês de dezembro de 2021. Desde então voltou a ser atrativo para descontratação e entretenimento de todas as faixas etárias, principalmente por causa de sua localização central estratégica e privilegiada, bem como sensação de segurança proporcionada pela presença constante de agentes da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

As obras no interior da Praça foram viabilizadas através de recursos da ordem de R$ 547.458,49. O projeto proporcionou modernidade e embelezamento, mantendo as características originais da Praça, considerada um dos mais belos cartões postais de Montes Claros.

Houve recomposição dos passeios, colocação de piso tátil para deficientes visuais, reforma do concreto, substituição de todo o piso intertravado do interior da praça e instalação de grades baixas para delimitar as vias. Foram plantados 3 mil metros quadrados de grama. Todos os bancos foram reformados e o logradouro foi contemplado, ainda, com obras de pintura, melhorias na iluminação, poda, arborização e, ainda, plantio de mudas nativas e ornamentais.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, destaca a importância da Praça para Montes Claros e região. E convida a população para se apoderar da praça, que está muito linda e agradável. Entende que o local é ponto de referência regional e conclama os frequentadores a ajudar a preservar a Praça.

HISTÓRICO - Em 1939, o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares. Houve uma reforma geral em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007, a Praça foi totalmente revitalizada, no sesquicentenário de Montes Claros, mas foi na atual administração que a Praça foi totalmente reestruturada, garantindo sua importância cultural para a cidade, tendo em vista que o conjunto urbanístico já foi tombado pela Prefeitura.

__________________

Texto: Pedro Neto

Fotos: Soter Magno e Pedro Neto

COMENTÁRIOS