SES-MG repassa ao Norte de Minas mais 25,3 mil testes rápidos para detecção da covid
23/02/2022 13:16 em Novidades

Os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas estão recebendo da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) a quarta remessa deste ano de testes rápidos contra a covid-19. Ao todo são mais 25 mil 315 kits.

Com a nova remessa, neste ano os municípios norte-mineiros estão contabilizando o recebimento de 165 mil 135 testes rápidos, como parte da estratégia da SES-MG de manter a expansão do diagnóstico da covid, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no Estado.  

Em janeiro deste ano a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora entregaram às secretarias municipais de saúde duas remessas de kits, totalizando 67 mil 840 testes rápidos. Já neste mês, duas novas remessas totalizam 97 mil 295 testes repassados aos municípios.

Nesta quarta remessa os municípios que estão recebendo os maiores quantitativos de kits são: Montes Claros (8 mil 090); Pirapora (4 mil 220); Várzea da Palma (1 mil 865); Brasília de Minas (1 mil 155); São João do Paraíso (845); Mirabela (755); Rio Pardo de Minas (600); Jaíba (490); Manga (425) e Espinosa (400).

A quantidade de testes repassados para cada município considera a situação epidemiológica no mês anterior ao envio da nova remessa. Os indicadores foram propostos pela Organização Mundial da Saúde - (OMS) e adaptados para as características do Estado. Nesta quarta remessa foi considerado o quantitativo de casos suspeitos de covid registrados no E-SUS Notifica e no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe – (SIVEP-Gripe), tendo como base o mês de janeiro deste ano.

Ao todo, a SES-MG já repassou mais de 4,6 milhões de testes rápidos às secretarias de saúde de 835 municípios do Estado. Só neste ano já foram entregues mais de 3,4 milhões de kits, acompanhando a alta de casos de covid-19 ocasionada pela chegada da nova variante Ômicron.

RECOMENDAÇÕES

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que os municípios deverão viabilizar a testagem dos casos suspeitos de covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença. A recomendação repassada aos gestores municipais de saúde é de que o uso dos testes seja direcionado dentro dos eixos da atenção primária à saúde; nos serviços de atenção especializada e de saúde indígena; bem como pela vigilância em saúde a fim de compreender a situação epidemiológica da covid-19.

Os serviços de saúde deverão realizar o monitoramento dos contatos e dos casos confirmados de covid-19. Além disso, os testes devem ser utilizados na testagem dos contatantes assintomáticos, ou seja, aquelas pessoas que são contatos próximos de outras pessoas com diagnóstico de covid-19. Nesses casos, deve-se aguardar de cinco a seis dias após o último encontro com o caso de covid-19 (exposição) para realizar a coleta da amostra e testagem.

A SES-MG também recomenda a aplicação dos testes rápidos de antígeno em gestantes e pessoas encaminhadas para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do Sistema Único de Saúde – (SUS), mesmo na ausência de sintomas de covid-19.

O resultado do teste é disponibilizado entre 15 e 20 minutos e pode ser realizado no local de atendimento dos casos. Se o paciente apresentar sintomas de covid-19 e apresentar resultado negativo no teste de antígeno, a SES-MG recomenda a realização de nova coleta de amostra e a realização de exame RT-PCR nos laboratórios de referência da rede estadual.

Para alguns grupos específicos, como casos de óbito suspeito de covid-19, pacientes com suspeita de reinfecção, pessoas que apresentarem sintomas de covid-19 no histórico de deslocamento internacional nos últimos 14 dias, pessoas com suspeita de Efeito Adverso Pós Vacinação – (EAPV), gestantes assintomáticas, entre a 37ª e 38ª semana de gestação e usuários assintomáticos do MG Transplantes, a recomendação é a priorização da testagem por meio do exame RT-PCR.

 

 

Foto: Divulgação

Ascom/ SES

COMENTÁRIOS