SES-MG intensifica ações em Espinosa para conter o avanço das arboviroses
23/02/2022 13:34 em Novidades

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) iniciou nesta segunda-feira, 21, visita técnica ao município de Espinosa com o objetivo de intensificar as ações voltadas para o controle das arboviroses (dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela). Os trabalhos contam com a participação da coordenadora estadual de vigilância do óbito, Salete Maria Novaes Diniz; da referência técnica da Coordenadoria Estadual de Arboviroses, Elizabeth Regina; da referência técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – (CIEVS-MG), Maria Carolina Santos Maciel; do coordenador de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), Valdemar Rodrigues dos Anjos e das referências técnicas de vigilância ambiental e das arboviroses, Ildenir Meirelles, Ronildo Barbosa e Cássia Nely Morais, respectivamente.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a equipe técnica da SES-MG está avaliando quatro óbitos suspeitos de dengue ocorridos neste ano em Espinosa. Os trabalhos tomam como base os prontuários e os fluxos de atendimentos realizados nos serviços de atenção primária em saúde e na rede hospitalar.

“Dois óbitos suspeitos de terem sido causados por dengue ocorreram na zona rural, por isso é importante também investigar a relação com a febre amarela e orientar os profissionais de saúde sobre a necessidade do aumento das coberturas vacinais contra essa doença”, alerta a coordenadora.

Os técnicos da SES-MG também estão analisando os fluxos de atendimento de usuários dos serviços de saúde. A iniciativa visa apoiar o município caso as equipes dos serviços de atenção primária à saúde e do hospital municipal necessitem atualizar os protocolos de atendimentos de pacientes com suspeita de terem contraído dengue, febre chikungunya, zika vírus ou febre amarela.

Outro ponto de atenção da SES-MG está sendo o repasse de orientações aos profissionais de saúde de Espinosa quanto à vigilância laboratorial, com a coleta de amostras para realização de exames com o objetivo de identificar o sorotipo circulante no município.

Agna Menezes lembra que em janeiro deste ano a Secretaria de Estado da Saúde já apoiou o município de Espinosa nas ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. Devido ao alto índice de infestação do mosquito, foi necessária a aplicação de inseticida na área urbana com utilização de equipamentos de Ultra Baixo Volume Veicular – (UBV) e aerosystem, no interior de domicílios.

Já o Laboratório Macrorregional da SES-MG, sediado em Montes Claros, têm realizado a análise de amostras coletadas pelos serviços de saúde de Espinosa, para identificação das doenças que estão acometendo a população.

NOTIFICAÇÕES

Boletim Epidemiológico publicado dia 8 deste mês pela SES-MG dá conta de que, neste ano, foram notificados 23 mil 791 casos prováveis de dengue em todo o Estado. Desse total, 15 mil 475 casos foram confirmados. Em Espinosa já foram notificados 136 casos de dengue.

Por causa da dengue, 15 óbitos estão em investigação e nove casos estão confirmados para a doença. 

Com relação à febre chikungunya são 5 mil 763 casos prováveis notificados no Estado; 4 mil 345 casos confirmados para a doença e um óbito. Por outro lado, em Minas Gerais já foram notificados 103 casos prováveis de zika vírus e 26 pacientes tiveram diagnóstico confirmado para zika vírus.

 

FOTO: SRS Montes Claros – Reunião de técnicos da SES-MG com gestores de saúde de Espinosa

COMENTÁRIOS