Covid: Norte de Minas ultrapassa 80 mil crianças vacinadas e recebe mais imunizantes
Novidades
Publicado em 22/03/2022

A macrorregião de saúde do Norte de Minas alcançou nesta quarta-feira, 16, o quantitativo de 80 mil 357 crianças que já tomaram a primeira dose de vacinas contra a covid-19. Com isso, a taxa de aplicação de vacinas Coronavac e da Pfizer/BioNtech chegou a 47,18% do público alvo.

Por outro lado, aumentou para 3 mil 727 o número de crianças que já completaram o esquema vacinal contra a covid, com o recebimento de duas doses de imunizantes. Com isso, a cobertura vacinal desse público chegou a 2,19%.

Com o avanço da vacinação, aumentou para 17 o número de municípios norte-mineiros que já vacinaram mais de mil crianças contra a covid. São eles: Montes Claros (16 mil 912 crianças); Januária (4 mil 479); Janaúba (3 mil 113); São Francisco (2 mil 903); Bocaiúva (2 mil 798); Porteirinha (2 mil 061); Pirapora (2 mil 019); Varzelândia (1 mil 773); Espinosa (1 mil 760); Jaíba (1 mil 748); Várzea da Palma (1 mil 729); São João da Ponte (1 mil 455); Coração de Jesus (1 mil 443); Brasília de Minas (1 mil 366); Taiobeiras (1 mil 128); Manga (1 mil 127) e São João das Missões (1 mil 218 crianças).

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforça a importância dos pais ou responsáveis por crianças providenciarem o complemento do esquema vacinal com as duas doses de imunizantes, bem como a população adulta com a dose de reforço (terceira).

“Com o esquema vacinal completo, mesmo contraindo a covid uma pessoa terá reduzida a possibilidade de evoluir para situação de saúde mais grave, necessitando de internação em Unidade de Terapia Intensiva – (UTI), além de diminuir o risco de óbito”, alerta a coordenadora.

Para o aumento da cobertura vacinal contra a covid a Superintendência Regional de Saúde reforça a importância dos municípios manterem as ações de mobilização da população, incluindo a busca ativa das pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto ou que não retornaram às unidades de saúde para a aplicação da dose de reforço.

Também permanecem as recomendações repassadas às secretarias municipais de saúde de que a vacinação de crianças seja realizada em ambientes específicos. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, os municípios deverão adotar todas as medidas necessárias para evitar erros de vacinação.

Outra orientação é que a vacina contra a covid não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O intervalo deverá ser de, pelo menos, 15 dias.

MAIS VACINAS

Nesta terça-feira, 15, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros concluiu o repasse de mais 21 mil 271 doses de vacinas contra a covid para 54 municípios que integram a sua área de atuação. Ao todo são 10 mil doses de vacinas da AstraZeneca repassadas a 23 municípios que fizeram a solicitação do imunizante.

Também foram entregues 6 mil 560 doses de vacinas pediátricas da Pfizer/BioNtech e 985 doses de vacinas da Janssen. A nova remessa também contemplou o repasse de 3 mil 726 doses de vacinas da Pfizer para aplicação da dose de reforço na população adulta.

Pelo fato de possuir maior número de habitantes, Montes Claros recebeu 7 mil 660 doses de imunizantes.

 

 

Foto: Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Comentários
Comentário enviado com sucesso!