Seminário Mundial da Água será nesta terça-feira, 22 Texto: Pedro Neto
22/03/2022 16:57 em Novidades

Acontece nesta terça-feira, 22, o Seminário Mundial da Água, promovida pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorre no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, pela manhã e à tarde, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e a Agência Peixe Vivo. Todas as normas de segurança e prevenção à Covid-19 serão obedecidas.

As atividades fazem parte das comemorações do Mês das Águas, que ocorrem desde o dia 1º de março, em Montes Claros. O objetivo é alertar sobre a crise hídrica e a importância da conservação e preservação da água para garantia de sobrevivência de todas as espécies.

A programação é a seguinte: às 8h30, palestras sobre “Água Norte-Mineira no Aspecto Qualitativo: Qualidade da Água, Saneamento e Reuso". A engenheira química da Companhia de Saneamento e Abastecimento (Copasa), Mônica Maria Ladeia, falará sobre Experimentos com Reuso de Efluentes de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). O professor da UFMG, Flávio Gonçalves, também abordará o tema. O especialista em Meio Ambiente da Novo Nordisk, André Luiz Barbosa Antunes, falará sobre Reuso com Efluentes de ETE e Água de Chuva.

À tarde, a partir das 14 horas, palestras sobre “Água Norte-Mineira no Aspecto Quantitativo: Produção de Água". O professor da UFMG, Flávio Pimenta Figueiredo, falará sobre o Contexto Hídrico Atual do Norte de Minas. O coordenador do Projeto Águas do Verde Grande, Dirceu Colares de Araújo Moreira, explanará sobre o Programa Produtor de Águas/Aplicação na Bacia do Verde Grande. O representante da Emater, Sérgio Azevedo, falará sobre o Projeto de Recuperação de Nascentes. O representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Alonso Reis da Silva, explanará sobre o Projeto Nascentes Vivas/Porteirinha. O engenheiro agrônomo Bráulio Jordão falará sobre Revitalização Hidroambiental/Controle de Processos Erosivos. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura e ambientalista, Soter Magno, fará uma explanação sobre Projetos de Revitalização e Editais do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA). A moderadora será a representante da Codevasf, Fernanda Sales.

 

Texto: Pedro Neto

Fotos: Fábio Marçal

COMENTÁRIOS