Os colaboradores da Fundação Fé e Alegria participaram no dia 06 de março, domingo, da abertura da Campanha da Fraternidade, no Colégio Nhá Chica, em Montes Claros.
Neste ano, o tema aborda "Fraternidade e Educação. Fala com sabedoria ensina com amor ", e tem como objetivo geral promover o diálogo a partir da realidade educativa do Brasil.
Representantes das comunidades religiosas e das instituições educacionais da Ordem do Jesuítas, reforçaram a importância do tema da Campanha da Fratenidade no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo a coordenadora da Fundação Fé e Alegria, Fernanda Ariele da Silva, o tema da Campanha propõe à todos os educadores (as) um desafio, principalmente com o reflexo da pandemia e principalmente quando este trabalho é realizado com crianças e adolescentes em vunerabilidade social, que é uma das proposta da instituição.
Este desafio também foi apresentado durante o evento, pelo professor de história, Aloíso Veloso,da Escola Estadual Pires de Alburquerque, que atende hoje cerca de 600 alunos. " - Precisamos aliar educação, espiritualidade e compreender o nosso papel de ensino como "acolheredores, entendendo o contexto familiar e histórico de cada educando(a), para assim fazermos com que o processo de aprendizagem aconteça de forma ampla".
Quem contextualizou esta proposta e reforçou este desejo, foi a Juliana Fernandes, colaboradora do Colégio Nhá Chica, que entende como necessidade a união da educação e espiritualidade, dentro e fora da escola.
O evento contou também com apresentações artisticas de crianças e adolescentes, além de representantes de várias comunidades religiosas de Montes Claros e foi encerrada com a celebração eucarística.