Cerca de 200 crianças e adolescentes participam da semana esportiva na unidade
Fôlego, disciplina e disputa entre os times. Estes têm sido os caminhos para que as equipes de educandos se destaquem em todas as modalidades, do JIPA- Jogos Internos da Fundação Fé e Alegria, que tiveram início nesta segunda-feira (25), em Montes Claros.
Os jogos internos de acordo com a coordenadora pedagógica da Fundação, Fabíola Sarmento, tem como objetivo desenvolver entre os educandos o cuidado com a saúde. Neste sentido, proporcionar o trabalho em equipe, o respeito às regras, a diversão e a percepção dos limites do corpo”- afirmou.
O educador social, responsável pela semana esportiva, Victor Diego Pereira Lopes, esclareceu que cerca de 200 crianças e adolescente participam das competições, dentre elas, basquete, futsal, gincana, jogos eletrônicos, queimada, peteca e vôlei.
Os educandos participaram de um momento cívico, para abertura oficial dos jogos, na quadra esportiva da Fundação, onde ocorrem as partidas.
Segundo ele, as equipes foram divididas em oito grupos, cada um com um respectivo nome criado pelos próprios educandos. - “A proposta é trabalhar as atividades coletivas, valorizando as habilidades de cada um. Os educandos das respectivas idades passam por todas as modalidades esportivas, para selecionarmos a melhor equipe. Além disso a semana esportiva é uma oportunidade para trabalharmos a coordenação motora, atenção, concentração, a competitividade e a promoção de uma melhor saúde aos participantes" - pontuou.
Modalidades
De acordo com o educador social, as modalidades foram divididas para crianças de 06 a 10 anos, a serem realizadas nas segundas, terças e sextas-feiras. Já para os adolescentes de 11 a 14 anos, nas terças e quintas-feiras. “- Cada grupo escolheu um nome para seu time e o grito de guerra. Os nomes criados para participarem da semana esportiva foram; Bitpull, Falcões, Lacoste , Monster, Malvadão, Seleção, Fênix e Power”- explicou..
A categoria infantil estreou nos jogos nesta segunda-feira (25), com quatro equipes distintas; - Bitpull, Falcoes , Lacoste e Monster.
As equipes estão tendo a tarefa de participarem de uma gincana, pra lá de competitiva. “- Na primeira rodada a vantagem saiu para as equipes Lacoste e Monster, com a brincadeira com bambolê, cones e balões ”- disse o Educador Social..
Pedro Emanuel Ferreira Santos, de 12 anos, do time Lacoste afirmou que estava ansioso para participar dos jogos. “- Eu estou confiante, apesar de que a nossa equipe tivemos poucos participantes, mas isso tem sido um incentivo a mais para fazermos a diferença e ganhar todos os jogos, durante a semana”.
Já para os adolescentes a proposta realizada pelo educador, foi mais acirrada, com as modalidades do vôlei e da peteca. – “ As primeiras equipes selecionadas em sorteio, foi o time Seleção que jogou a primeira partida contra a equipe Fênix, e a seleção levou vantagem do jogo. Já na Peteca foi a vez da equipe Power garantir ponto ponto para sua equipe contra o time seleção”- acrescentou.
Pablo Henrique Garcia dos Reis, de 11anos, que faz parte do time Falcoes, revelou a alegria de participar do JIPA. “- Eu estou gostando muito, está tendo muito interação entre as equipes e muita união”.
As partidas se estendem até o dia 05 de maio e a equipe vencedora será premiada com um troféu e todos os (as) educandos (as) com medalhas.
Da redação/ Fé e Alegria / Janaina Gonçalves