Vem aí a Copa Cidade Montes Claros de Handebol!
Novidades
Publicado em 05/05/2022

Está quase tudo pronto para a Copa Cidade Montes Claros de Handebol, que acontecerá entre os dias 13 a 15 de maio, em disputas que reúnem quatro equipes participantes, divididas nos naipes masculino e feminino. Estão no páreo times de Montes Claros, Janaúba, Bocaiuva e Pirapora. Entre os homens estão os anfitriões do Montes Claros Handebol, a ADH, a ADESB e o Handpira. Já as mulheres contarão com o Júnior e Máster do Montes Claros Handebol, o Handpira e as meninas das Divas.

Os jogos serão realizados no ginásio Ana Lopes e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Juventude, o Portal Webterra e a Prefeitura de Montes Claros. A realização do evento é da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) junto à Federação Mineira de Handebol (FMH). A entrada para acompanhar os confrontos é franca. O torneio será disputado em formato de rodízio, quando todos os adversários se encontram. O campeão e vice receberão troféus e medalhas. Para conhecer melhor os times participantes e o que cada representante espera da volta dos torneios, separamos algumas informações abaixo.  Confira:

MONTES CLAROS HANDEBOL

Iniciado em 2003, o projeto é conhecido por revelar grandes atletas. Em 2022, o time norte-mineiro retornou às atividades e busca resgatar a modalidade mais vitoriosa da região, dar continuidade ao trabalho de décadas e também disputar as principais competições do estado nas categorias Júnior e Adulto.

A entidade gestora do Montes Claros América Vôlei assumiu o Montes Claros Handebol, se filiou a Federação Mineira e agora está junto com o grupo técnico e o gestor, que há anos vem desempenha trabalho nas quadras.

Será importante para fomentar novamente o esporte na região. Muito tempo ficamos sem campeonatos de handebol no Norte de Minas, com apenas algumas copas esporádicas. Montes Claros ficou praticamente de fora por muito tempo em competições a nível adulto. A pandemia atrapalho demais. Agora, com o retorno dos treinos, um projeto forte, esse campeonato vai ajudar demais a evolução da equipe. Esperamos que seja uma grande competição para todas as equipes participantes", enfatizou.

As meninas das Divas são amantes do handebol e ex-atletas, que jogaram na adolescência. Segundo a coordenadora Mercês Silva, o intuito do time é proporcionar lazer e bem-estar às participantes. Elas treinam na quadra do Bairro Cristo Rey, todas as quintas, das 19h às 20h.

 

Hoje, o grupo tem em média 40 integrantes há mais de seis anos. Todas são amantes e querem manter a tradição. “Considero muito importante o retorno da modalidade, haja vista que ficamos mais de dois anos sem a prática e também eventos. A nossa cidade é muito carente de esportes de modo geral. Não há incentivo, principalmente, para o handebol, que sempre foi uma modalidade de destaque no celeiro nacional. Parabenizo a associação pelo incentivo ao esporte e realização do evento", destacou.

O Handebol Piraporense está em atividade desde a década de 80, participando de competições locais com grandes atletas que marcaram época. Nos últimos anos, devido à dificuldades, entre eles a pandemia, a prática do esporte quase desapareceu da cidade.

 

Frente a todas as barreiras e com o apoio dos apaixonados pela modalidade e integrantes da chamada velha guarda, houve o renascimento. No primeiro momento, a ideia era apenas para recreação, em uma união que marcou o reencontro de ex-atletas. No entanto, com o crescimento da procura por novos desportistas o que era algo meramente recreativo precisou crescer. E, assim, deu início ao novo sonho da Associação de Handebol de Pirapora (Handpira), que se juntou em novembro de 2021.

Segundo a atleta Ellen Christina Leite, o retorno das competições passa pelo social, pois ela acredita que o esporte é visto como uma das maiores armas do estado para combater a criminalidade, a marginalidade e proporcionar a inclusão social.

 

"Sob o ponto de vista do entretenimento e cultural, propicia maior interação de pessoas que estão ali para o mesmo fim, de maneira saudável e acarretando na questão financeira. Uma competição de esporte move aquele município ou local de tal maneira que pessoas trabalham para atender aquele evento. Cria e gera renda para o pessoal. Em suma, o retorno das competições para a nossa região é muito ampla já que atende a vários aspectos, que a sociedade requer", falou.

ADESB SAGA BRASIL - BOCAIUVA

A equipe ADESB SAGA BRASIL foi criada em 2018 da reunião de amigos que encontraram na associação a solução para o engrandecimento do handebol, em um esporte que oferecia diversão, atividade física e integração entre os mais diferentes perfis.

Em 12 de junho de 2003, através dos professores de educação física Jânio e Gaspar, e do aluno Diógenes Carlos, Projeto Handebol Gastão Valle foi fundado com o intuito de fomentar a modalidade entre os alunos da Escola Estadual Professor Gastão Valle e estimulando a prática esportiva. Ao longo de mais 15 anos de história, o projeto atendeu cerca de 800 crianças e adolescentes. Nos primeiros passos, o trabalho era voltado de foram exclusivas à alunos da escola. Em seguida, a partir de 2008 foi expandindo e tornou um projeto de destaque no município de Bocaiuva - MG.

AMIGOS DO HANDEBOL (ADH) -  JANAÚBA

Os Amigos do Handebol de Janaúba é uma mescla de ex-atletas gorutubanos e montes-clarenses, que foram treinados pela ex-goleira Francis Almeida. Em 2013, quando boa parte já havia parado de jogar por não haver competições, Francis resolveu promover copas regionais. Foi de olho no campeonato que três amigos se juntaram após um bate-papo para participarem. Apaixonados pela modalidade, o intuito era manter a prática saudável e tentar se adequar para estarem nos campeonatos.

Lacy foi técnico, atuou como jogador e hoje é árbitro. Atualmente, ele está em outra categoria e espera vivenciar de novo a modalidade. É uma fome exagerada pela prática, segundo o co-fundador.

"É uma expectativa muito grande a volta das competições, principalmente do handebol aqui na nossa região do Norte de Minas, que é bem carente de eventos e investimentos.  Mas, tem uma fartura muito grande de atletas de qualidade. Acabamos deixando gerações sem se destacar por falta de investimento. Esperamos que as pessoas possam usufruir deste momento. Que daqui para frente possamos participar e sediar vários eventos, e que o handebol seja cada vez mais destaque. Vivemos em um país onde o futebol reina, precisamos promover para que as pessoas conheçam mais e tenham mais praticantes", disse.

A tabela de jogos será divulgada nos próximos dias pela organização do evento.

 

Por Gian Marlon – Ascom Moc Handebol

 

 

 

 

Comentários