Ação de saúde e bem estar é realizada na Fundação Fé e Alegria
26/05/2022 17:11 em Novidades

Educandas do Curso de Confecção de Peças Intimas, da Fundação Fé e Alegria/ Montes Claros, participaram nesta quinta-feira  (26), de uma ação de saúde e bem estar.

A tarde foi dividida em dois momentos, o primeiro sobre ergonomia no ambiente de costura,  com a presença da   fisioterapeuta e professora da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, especialista com ênfase em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Equoterapia, Pilates, Fisioterapia nas DTM (Disfunções Temporomandibulares), Quiropraxia e Acupuntura,  Daylane Alkmim, que  deu dicas e orientações importantes sobre a importância da boa postura. 

O  segundo momento foi proposto uma ginástica laboral, com o educador social,  Victor Diego Pereira Lopes, que colocou as educandas para caírem na dança.

De acordo com a fisioterapeuta, é através da postura que se estabiliza o sistema  musculoesquelético  a um determinado movimento corporal. “ – A postura é um hábito, e o cuidado deve ser contínuo para evitar problemas sérios de saúde, que vão desde as tensões, dores, disfunções e agravamentos posturais, que afeta o pescoço, os braços, pernas  ou a coluna “.

A educanda , Zenaide de Souza,  afirmou ter amado as dicas e orientações. "-A  fisioterapeuta me ajudou a ter um cuidado maior para com a  minha postura, uma vez que já tenho um desvio na lombar e na cervical. Então eu vou procurar corrigir, com o alongamento e sentar mais corretamente”.

Para Alkimim, a  causa de má  postura  está relacionada a falta de exercícios,  do sentar  de forma errada e a tendência de curvar a coluna para frente. E quando se está no ambiente em que exige este cuidado postural, se faz necessário adequações desde o  modo de como sentar, de ficar em pé, de se movimentar. Todos estes, são hábitos simples que podem prevenir sérios problemas que envolvem os ossos e a musculatura.

Vilma Santos, educanda que também participou da ação, afirmou que sentiu muito à vontade com a fisioterapeuta, “-eu gostei demais, da forma como ela apresentou sobre este tema tão importante, e isso só veio acrescentar na minha vida, porque eu já tentava fazer os exercícios de forma correta e agora vou fazer melhor ainda. Eu já tinha esta intenção de corrigir a minha postura, e agora com estas orientações direcionadas redobrarei os cuidados ao sentar, ao manusear o celular, ao costurar e até mesmo durante a atividade física.

A ação foi finalizada com muita música, na quadra poliesportiva da Fundação Fé e Alegria. O educador social, mostrou técnicas e descontração.

"- Antes de qualquer atividade é importante fazer um alongamentos muscular, posteriormente seguir com danças que contribuem para o melhor desempenho muscular, atráves dos  movimentos e ritmos com um hit adequado  para educandas". Durante a atividade as educandas mostraram disposição, animação e muitas habilidades nos pés,  para dança.

 

Da redação

 

COMENTÁRIOS