Foi realizada, nesta segunda-feira (06), a segunda reunião do Comitê de Segurança Pública da Expomontes. Participaram do coletivo representantes das Polícias Militar, Federal e Penal; Bombeiros; Sociedade Rural; Cia Promoções; VLI; das Secretarias de Cultura, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros e da MCTRANS, Conselho Tutelar; Criare Eventos; Ministério Público, da Vara da Infância e Adolescência.
A PM coordena as atividades, avaliando as edições anteriores, propondo soluções e dividindo tarefas para desenvolver um planejamento mais eficiente. Todos os órgãos envolvidos também apresentam demandas e soluções. Foi criado o Plano de Ação e apresentado pelo Capitão Fernandes no encontro de hoje.
“Temos nos atentar para alguns fatores como, por exemplo, instalação de câmeras nos portões, intensificar a fiscalização da proibição da venda/fornecimento de bebidas alcoólicas a menores, criar dispositivo elevado na área de shows, controlar o trânsito e policiamento externo nos dias do evento, prever no Plano de Segurança privada vigilância na parte interna, pontos vulneráveis e portões”, explicou o Capitão.
O grupo, criado desde 2018, promove reuniões para uma Exposição mais segura, resguardando a integridade do público.
Expomontes é uma festa da família e, por isso, os órgãos se reúnem para tratar com muito cuidado a prestação do serviço.
O Diretor financeiro da entidade, Renato Alencar, explicou que o Comitê visa viabilizar um evento mais seguro não só para o Parque, mas para toda cidade.
Arnaldo Oliveira, diretor da Rural, enalteceu os encontros. “É muito importante este Comitê com todos os setores envolvidos, pois são dez dias de festas e nós estamos estimando um público de mais de 300 mil pessoas, no Parque de Exposições”, explicou.
Ação conjunta
Na última reunião, ainda sem data sem definida, será construída a recomendação Conjunta da Autoridades de Segurança.
Posto de comando
Novamente, o posto de comando unificado será instalado no Clube dos Fazendeiros. São diversos setores para que, caso haja algum evento adverso, a tomada de decisão seja unificada.
Texto: Andréa Fróes
foto: Divulgação