Festas de Agosto começam na terça-feira
15/08/2022 15:27 em Novidades

Vai começar a 181ª edição das Festas de Agosto e o 42º Festival Folclórico de Montes Claros. A abertura oficial das Festas será nesta terça-feira, 16, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, localizada no bairro Morrinhos.

A programação religiosa tem início na noite de quarta-feira, 17, com o hasteamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário, em frente à igreja de mesmo nome. Na manhã de quinta-feira, 18, haverá o cortejo de Nossa Senhora do Rosário pelas principais ruas da região central da cidade, com saída da Praça Dr. João Alves (Automóvel Clube).

Na noite de quinta-feira haverá o hasteamento da bandeira de São Benedito, também em frente à igreja do Rosário. Na manhã de sexta-feira, 19, os catopês, marujos e caboclinhos saem em cortejo para celebrar o reinado do santo negro.

Já na noite de sexta-feira, haverá o hasteamento do mastro do Divino Espírito Santo. Na manhã de sábado, 20, o cortejo pelas ruas centrais será para celebrar o império do Divino Espírito Santo.

A programação religiosa se encerra no domingo. Logo pela manhã, às 10, será realizado o tradicional Encontro Mineiro de Ternos de Congado. Às 15 horas, haverá a procissão de encerramento, que percorrerá diversas ruas do centro de Montes Claros. Ao final, às 18 horas, uma missa marcará o fim das celebrações, na Igreja do Rosário.

FESTIVAL FOLCLÓRICO – Paralelamente às celebrações religiosas, será realizado também o 42º Festival Folclórico. Durante todo o festival, serão realizadas oficinas, exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas variadas.

As apresentações serão concentradas no circuito de arena e palco montado na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz). Os destaques do primeiro dia de espetáculos (quarta-feira, 17) são as apresentações do Grupo Saruê, Pereira da Viola, e Sebá & Os Tião.

Já na quinta-feira, 18, sobem ao palco o Grupo Zabelê e Titane. Encerra a noite o cantor e compositor Cevisa Harmonia, artista baiano que já conquistou o Brasil e que volta a se apresentar nas Festas de Agosto.

Na sexta-feira, 19, o palco principal recebe o já consagrado e velho conhecido de Montes Claros, Maurício Tizumba. Encerra a noite de shows a banda Taboo.

O sábado, 20, será eclético na Praça da Matriz. Ao meio-dia, haverá a apresentação do bloco carnavalesco Bloco do Chico. À noite será a vez do grupo Banzé, atração montes-clarense cuja arte tem reconhecimento mundial. Encerra a noite a Outra Banda da Lua.

No domingo, 21, o encerramento ficará por conta do Grupo Fitas e da atração nacional e velho conhecido das Festas de Agosto, Saldanha Rolim. 

Texto: Bruno Albernaz

Fotos: Fábio Marçal

COMENTÁRIOS