A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começa, neste domingo, 21, a realizar a CAMPANHA MUNICIPAL DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS. A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e aproximadamente 100% letal para os humanos. Todos os mamíferos são suscetíveis a ela, sendo o cão, o morcego e o gato os principais transmissores.
A campanha deste ano será realizada aos domingos na zona rural, nos dias 21 e 28 de agosto e no dia 4 de setembro. A campanha de vacinação na zona urbana será realizada aos sábados, nos dias 10 (zona norte) e 17 de setembro (zona sul). Serão instalados diversos postos temporários para a imunização dos animais. Além dos postos fixos em algumas localidades, a vacinação será de busca ativa (casa a casa), de acordo com os roteiros anexos.
Os tutores deverão conduzir cães e gatos ao posto de vacinação adequadamente por meio de coleiras, guias ou caixas de transporte próprias, não esquecendo que os cães bravios e de maior porte devem estar com focinheira e que gatos devem ser levados preferencialmente dentro de sacos ou sacolas, a fim de evitar acidentes. Nos postos de vacinação, os tutores responsáveis precisam providenciar a contenção segura dos animais sob sua guarda no momento em que estiverem sendo vacinados. Cabe destacar que alguns postos de vacinação na zona urbana funcionarão no sistema drive thru, proporcionando a adequada vacinação de cães e gatos no interior de veículos.
Todos os cães e gatos devem ser imunizados anualmente contra a RAIVA a partir dos três meses de idade, podendo, inclusive, serem vacinadas cadelas e gatas prenhes ou amamentando. O animal que estiver sendo vacinado pela primeira vez deverá tomar uma dose de reforço da vacina 30 dias após a primeira dose no Centro de Controle de Zoonoses, localizado à avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1371 - Santa Lúcia II.
Para mais informações, entrar em contato pelo 2211-4400 (CCZ).
RAIVA - O vírus da raiva é transmitido através da saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhaduras produzidas pelas unhas desse animal ou pelo contato de sua saliva com a pele ferida, esfolada ou arranhada, além das mucosas (olhos, boca, narinas, etc.). Ao entrar no organismo, o vírus da raiva atinge os nervos e, através destes, migra para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), desencadeando graves sintomas nervosos. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, de onde passa a ser eliminado pela saliva. Uma das principais medidas necessárias para o controle da doença é a vacinação anual em massa de cães e gatos.
Texto: CCZ