Capacitação estimula o desenvolvimento de comunidades da região do Parque Estadual da Lapa Grande
22/08/2022 15:48 em Novidades

Iniciativa do Sebrae Minas e Instituto Estadual de Florestas (IEF) pretende impulsionar a geração de novas oportunidades de negócios na região

 

 

Cerca de 20 famílias das comunidades de Olhos D’Agua, Buriti do Campo Seco e Lagoa do Barro, no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, participam, neste mês, do curso ‘Liderança para o Desenvolvimento Local’. A ação do Sebrae Minas e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tem o objetivo de capacitar e formar uma rede de líderes comunitários, criando condições para o desenvolvimento econômico sustentável por meio do turismo.

 

Durante o curso, os participantes aprendem noções básicas de marketing e finanças, e são orientados sobre como formalizar seu negócio e se tornar microempreendedor individual (MEI). O analista do Sebrae Minas Pedro Viana destaca que “a iniciativa é uma construção coletiva junto às famílias que vivem no entorno do parque Lapa Grande para que possam explorar o potencial turístico da região”.

 

Nos primeiros encontros foram identificadas ações para serem desenvolvidas nas comunidades, como a criação de uma cooperativa para a produção de doces e polpas de frutas do Cerrado, e a construção de um restaurante que vai servir como ponto de apoio ao turista. “As capacitações estimulam a melhoria na gestão dos pequenos negócios, gerando emprego e renda, e contribuem para o desenvolvimento do território”, enfatiza a gerente do Parque, Anelisa Miranda Melo.

 

Derciane Aparecida Gonçalves é proprietária de uma pequena mercearia na comunidade de Lagoa do Barro, e participou dos primeiros encontros da capacitação. “Percebi que posso aumentar as vendas com o uso das redes sociais. Os encontros nos incentivam a buscar novas possibilidades para nossos negócios”, destaca.

 

Sobre o Parque

 

O Parque Estadual da Lapa Grande é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, localizado a 12 quilômetros da região Central de Montes Claros. Com 15.360 hectares, é uma das maiores unidades de conservação urbana de proteção integral do Brasil. Criado em janeiro de 2006, recebe grande número de turistas em função da riqueza da fauna e da flora. O local também é muito utilizado para trilhas e roteiros ciclísticos.

 

Texto: Cida Santana.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!