Sebrae Minas apoia 50 cidades do Norte do estado a construírem seus Planos de Desenvolvimento Econômico
22/08/2022 15:56 em Novidades

Instituição realiza nesta semana, em Montes Claros, oficinas com representantes municipais para apresentar ferramentas e metodologia

 

 

O desenvolvimento econômico territorial é uma das frentes de atuação do Sebrae Minas por meio de ações que fomentam a criação de um ambiente de negócios favorável à atração de novos investimentos. Somente neste ano, a instituição vai apoiar 300 cidades mineiras na elaboração de seus Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico. Montes Claros está incluída nesse esforço e sediou nos dias 18 e 19  uma série de oficinas com representantes de cidades do Norte do estado, para apoiar a construção do plano de cada uma delas.

 

As atividades estão sendo realizadas na agência de atendimento do Sebrae em Montes Claros, e também em outra cidades da região. Os participantes das oficinas estão construindo as estratégias para os planos de acordo com a inteligência de dados reunida no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e no Programa Cidade Empreendedora. Nesta quinta-feira (18), participaram das oficinas representantes dos municípios de Bocaiúva, Buenópolis, Joaquim Felício, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Francisco Dumont e Juramento.

 

O analista do Sebrae Minas Mateus Santos destaca que o objetivo é possibilitar aos gestores a identificação das tendências e cenários futuros, a partir das potencialidades dos municípios. “Eles precisam entender como devem agir, hoje, para atingir as metas traçadas. Durante as oficinas criamos uma planilha que dará origem ao plano oficial”, explica.

 

A Secretária de Turismo, Meio Ambiente e Cultura de Joaquim Felício, Alessandra Karine Pereira de Amorim, foi uma das participantes. “O plano será nossa base estratégica para construirmos ações práticas que irão alavancar o desenvolvimento do município. Queremos fomentar o empreendedorismo e mostrar para a população que ela pode colaborar com as ações que serão propostas no plano”, enfatiza.

 

Na sexta-feira (19/8), as oficinas foram realizadas com representantes dos municípios de Brasília de Minas, Japonvar, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Patis, São João da Ponte, Ubaí e Varzelândia. A expectativa é que até o fim do mês de agosto, 50 municípios da região Norte do estado participem das atividades e estejam com os planos construídos. Após a validação pela equipe do Sebrae Minas, o documento será entregue ao gestor de cada município.

 

Sobre o ISDEL

 

O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) é uma medida criada a partir da Abordagem DEL com o intuito de representar de forma quantitativa o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O índice visa contribuir para compreensão dos territórios analisados, colaborando também para o desenho e a avaliação de políticas públicas, ações e esforços para estimular o desenvolvimento econômico local.  Ele se baseia em cinco pilares: Capital Empreendedor,

Tecido Empresarial, Governança, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

Texto: Cida Santana.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!