A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde (SEMMA), em parceria com outras secretarias, promoveu a Semana Municipal de Controle e Combate às Leishmanioses, entre os dias 22 e 26 de agosto.
O encerramento aconteceu com um grande evento na Praça Doutor Carlos, que incluiu apresentação de fanfarra, participação dos mascotes da campanha (o já consagrado "mosquito-palha", agora na companhia de um "cachorro"), atendimentos de saúde, panfletagem e distribuição de mudas.
O evento teve a participação de agentes do CCZ, a equipe de Educação Ambiental da SEMMA, acadêmicos do curso de Zootecnia da UFMG, entre outros.
DOENÇA - A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos flebotomíneos. Considerada uma antroponose, atinge animais e, eventualmente, o homem. Entre os sintomas estão a febre irregular e prolongada, a anemia, a palidez da pele e/ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso e inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. A leishmaniose, também conhecida como calazar, pode ser evitada com cuidados simples, como manter limpos e livres de entulhos os ambientes que abrigam cães, principais hospedeiros da doença.
Texto: Daniel Moraes
Fotos: CCZ