Estudantes de Janaúba estão na final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2022
01/11/2022 16:34 em Novidades

Três equipes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Janaúba, estão na final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2022. Os grupos “Unidas pelo Objetivo”, “Focus” e “Líderes da Nova Geração”, formados por alunos do 2º módulo do curso técnico em Administração, serão os três representantes do estado na final nacional que acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Recife. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sebrae São Paulo e Sebrae Pernambuco, e a empresa Inova GS, com o objetivo de incentivar os jovens a gerenciarem um negócio e trabalharem em conjunto.

 

 O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, e estimula o desenvolvimento de comportamentos empreendedores entre os estudantes. Por meio dele, o aluno aprende a tomar decisões ao ter de enfrentar as dificuldades e os desafios reais de uma empresa.

 

Nesta edição, o Desafio Jovem Empreendedor teve a participação de 6.035 estudantes, divididos em 1.637 equipes inscritas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Somente em Minas, foram 1.059 equipes participantes, e um total de 3.912 alunos.

Os times são formados por jovens de escolas públicas e particulares, do ensino médio e técnico, ou superior e tecnólogo, com a mentoria de um professor. Nesta edição, estudantes e professores tiveram que propor soluções para problemas e desafios com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Diversidade. A competição foi composta por quatro fases e diversas rodadas de decisões, nas quais as equipes acumulavam pontos no ranking.

 

 Mentor dos alunos finalistas, o professor Cleber Roberto de Souza destaca que a execução do desafio durante as aulas foi fundamental para despertar o interesse dos alunos. ”Usamos a proposta de gameficação (emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo) e os conceitos do desafio que envolvem marketing, vendas, finanças, produção e gestão estratégica. Os alunos sentiram a experiência de administrar uma empresa, o que aumentou a motivação e despertou a competitividade entre eles, resultando na conquista de três equipes na final”, comemora.

 

Engajamento

 

 Lídio Maxwell Cardoso, integrante da equipe Focus, reconhece a importância do desafio. "Estou confiante na conquista nacional. Foi um grande aprendizado prático em que todos os integrantes se dedicaram muito", conta. Já o estudante Ivan Carlos Araújo, da equipe Lider Nova Geração, diz que "o grupo está empenhado, e nossa meta é trazer o título nacional”. Marciel Queiroz da Silva, da equipe Unidos pelo Objetivo, destaca o conhecimento adquirido. “Foi uma grande experiência, em que pudemos aplicar a teoria aliada à prática. Estamos focados na final e esperamos representar bem nossa escola e nossa cidade”, ressalta.

 

 Orgulho para a região

 

 

A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo lembra que a região de Janaúba sempre se destacou nas iniciativas do Programa Nacional de Educação Empreendedora. “Os estudantes da Serra Geral são ativos e atuantes. Ter três equipes na final nacional é um reconhecimento, e nos enche de orgulho. A atuação do professor e mentor, que tem uma mentalidade empreendedora, motiva os alunos e faz com que eles sejam protagonistas”, conclui.

 

 

Equipes e alunos finalistas:

 

Unidos pelo Objetivo

 

- Marciel Queiroz

 

- Rayara Carolina

 

- Joice Marilia de Oliveira

 

- Janaine Vasconcelos

 

 

 

Focus

 

- Vagner Jose da Silva

 

- Lídio Maxwell Cardoso

 

- Adeilson Fernandes de Souza

 

- Eliane Maria Borges Silva

 

 

 

Líderes da Nova Geração

 

- Ivan Carlos Silva Araújo

 

- Leticia Gabriely Santos

 

- Loislene Micaele Ribeiro

 

- Cleíza Ribeiro da Silva

 

Texto: Cida Santana.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!