Colaboradores da Fundação Fé e Alegria recebe visita do novo Provincial dos Jesuítas do Brasil
20/03/2023 13:10 em Novidades

 

 

 

Os colaboradores da Fundação Fé e Alegria, unidade Montes Claros, receberam na segunda-feira, 13 de março, a visita do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, que passou a conduzir a  Província do Brasil.  Nascido em Piwniczna, Nowy Sacz (Polônia), com mais de 40 anos de Companhia, em 2008,  Pe. Smyda substitui ao Pe. João Renato Eidt, que assumiu a função de Provincial do Brasil em 16 novembro de 2014. 

Empossado oficialmente no dia 25 de março, de 2020,  o provincial tem a missão de fomentar a educação popular, o que diz respeito a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e  com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária.    

Em sua visita ao Núcleo Apostólico, tendo encontros com jesuítas e lideranças leigas das obras da Companhia de Jesus em Montes Claros.  A Fundação Fé e Alegria foi uma das instituições visitadas, tendo como o Superior do Núcleo, Pe. José dos Passos da Silva. 

Durante o encontro, Pe. Smyda, enfatizou sobre importância de tomada de decisões, com o reposicionamento estratégicos para o atendimento deste público e o fortalecimento da educação popular. “- Nós queremos ir aonde ninguém quer ser dispor e fazermos a diferença no lugar onde estamos e com o tempo que temos”, - afirmou. 

 

 

Na oportunidade, o Padre também destacou a linha de trabalho a ser  desenvolvida ao longo da gestão, com a preferencias apostólicas universais da Companhia de Jesus que norteiam os documentos da da Ordem do Brasil, a exemplo o Plano Apostólico, em será enviado para todas as obras, além do novo planejamento estratégico.

-“Vamos elaborar cinco objetivos globais, 16 específicos nas ações, e outras linhas de atuação que vão ajudar a cada obra e rede a  criarem  o seu próprio plano estratégico”- explicou.  

 A proposta ainda de acordo com Pe Smyda, é  manter a missão, na área educacional, de formar crianças, jovens e adultos competentes, comprometidos, críticos e criativos.  

Para a coordenadora da Fundação Fé e Alegria, Fernanda Ariele da Silva, a visita a unidade Montes Claros, foi um grande presente.

 “- Nos reconhecer como parte do núcleo apostólico é de extrema importância para nosso trabalho como leigos e de  engajamento na obra jesuíta, onde o Padre Passos tem sido nosso motivador para que entendamos estas ações coletivas como missão”- enfatizou. 

E ainda acrescentou ; - Eu me sinto muito feliz em trabalhar em um local, com tantas frentes diferentes de atuação e onde eu sou paga para fazer o bem, isso é muito gratificante quanto pessoa e profissional, e percebo o quanto que a toda a equipe tem abraçado esta causa, que é um dos pilares do núcleo apostólico”.  

 

 

Da redação /Fundação Fé e Alegria

COMENTÁRIOS