Os colaboradores da Fundação Fé e Alegria, unidade Montes Claros, receberam na segunda-feira, 13 de março, a visita do novo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, que passou a conduzir a Província do Brasil. Nascido em Piwniczna, Nowy Sacz (Polônia), com mais de 40 anos de Companhia, em 2008, Pe. Smyda substitui ao Pe. João Renato Eidt, que assumiu a função de Provincial do Brasil em 16 novembro de 2014.
Empossado oficialmente no dia 25 de março, de 2020, o provincial tem a missão de fomentar a educação popular, o que diz respeito a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária.
Em sua visita ao Núcleo Apostólico, tendo encontros com jesuítas e lideranças leigas das obras da Companhia de Jesus em Montes Claros. A Fundação Fé e Alegria foi uma das instituições visitadas, tendo como o Superior do Núcleo, Pe. José dos Passos da Silva.
Durante o encontro, Pe. Smyda, enfatizou sobre importância de tomada de decisões, com o reposicionamento estratégicos para o atendimento deste público e o fortalecimento da educação popular. “- Nós queremos ir aonde ninguém quer ser dispor e fazermos a diferença no lugar onde estamos e com o tempo que temos”, - afirmou.
Na oportunidade, o Padre também destacou a linha de trabalho a ser desenvolvida ao longo da gestão, com a preferencias apostólicas universais da Companhia de Jesus que norteiam os documentos da da Ordem do Brasil, a exemplo o Plano Apostólico, em será enviado para todas as obras, além do novo planejamento estratégico.
-“Vamos elaborar cinco objetivos globais, 16 específicos nas ações, e outras linhas de atuação que vão ajudar a cada obra e rede a criarem o seu próprio plano estratégico”- explicou.
A proposta ainda de acordo com Pe Smyda, é manter a missão, na área educacional, de formar crianças, jovens e adultos competentes, comprometidos, críticos e criativos.
Para a coordenadora da Fundação Fé e Alegria, Fernanda Ariele da Silva, a visita a unidade Montes Claros, foi um grande presente.
“- Nos reconhecer como parte do núcleo apostólico é de extrema importância para nosso trabalho como leigos e de engajamento na obra jesuíta, onde o Padre Passos tem sido nosso motivador para que entendamos estas ações coletivas como missão”- enfatizou.
E ainda acrescentou ; - Eu me sinto muito feliz em trabalhar em um local, com tantas frentes diferentes de atuação e onde eu sou paga para fazer o bem, isso é muito gratificante quanto pessoa e profissional, e percebo o quanto que a toda a equipe tem abraçado esta causa, que é um dos pilares do núcleo apostólico”.
Da redação /Fundação Fé e Alegria