Concurso "Comida de Buteco" inicia em abril em Montes Claros
Novidades
Publicado em 20/03/2023

A vida é feita de buteco!

Concurso terá como tema ervas e especiarias e será de 07 a 30 de abril, em Montes Claros

 

Com essa declaração, o maior concurso de butecos do país, volta de 07 a 30 de abril, com 4 novos circuitos tema especial para a criação dos petiscos e o número recorde de 1.000 butecos participantes.

Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros pois afinal, a vida é feita de buteco!

Em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, acontecerá a 23ª edição do concurso, com 1.000 butecos participantes.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local.  Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.  Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Em Montes Claros, 18 bares tradicionais participam da 23ª edição do concurso.

 

Imprensa de Montes Claros participa da Caravana Comida de Buteco 2023

Tema Criativo

 

Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias.

 O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo! As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

 

Novidades dessa edição

 Além do tema para o petisco a edição 2023 traz mais novidades:

 

       4 novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville.

              Nota especial também para o número recorde de butecos participantes: serão 1.000 butecos.

       Serão 24 circuitos abarcando todas as regiões de Norte a Sul do país e 50 cidades.

 

Desenvolvimento socioeconômico e transformação de vidas

 O concurso tem a missão - “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. 

 

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento socioeconômico.

 Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:

  

       +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos

       900 mil votos

       730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso

       10 milhões de alcance nas redes sociais

       9 milhões de pageviews no site

       Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema

       100 mil turistas presentes nos circuitos

       + de 8 mil empregos gerados

 

 Sua mecânica

 

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

 Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

 

 Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros:  O BUTECO. 

 Marcas que ajudam a construir a nossa história:

 

Sebrae Minas

“O Sebrae em Minas Gerais abrange os 853 municípios mineiros com atendimento em nove sedes regionais. Oferece orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos e articular para a disseminação e criação de políticas públicas que favorecem o crescimento dos pequenos negócios.

 Nesta edição, por meio da parceria entre o Comida di Buteco e o SEBRAE, todas as empresas mineiras participantes do concurso, terão a oportunidade de receber capacitações sobre boas práticas na produção de alimentos e atendimento ao cliente durante a preparação do evento, permitindo orientar suas equipes para receber com excelência todos os clientes e melhorarem ainda mais seus resultados.

 Serão 12 oficinas realizadas em todo o estado, nas cidades sede dos eventos regionais para 234 pequenas empresas.

 Apoiar um evento como o Comida di Buteco que beneficia as pequenas empresas do segmento de alimentação, com oportunidades de divulgar seus negócios e acessar novos mercados, fortalece ainda mais nosso propósito de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.”

 

  Mc Cain Nacional

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

 McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Food Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.  

 

Frontera

Frontera sabe que Comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade. A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas.

Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.

 

Chandon

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter .

 

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa.

Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

 

Seara/Rezende/Incrível
Nacional com ativações diversas por regiões

A Seara, que sempre surpreende os brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do evento que prestigia a cozinha de raiz e incentiva o pequeno empreendedor de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta calabresa. Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos bem vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di Buteco. Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal, permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.

Amstel

 Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vale do Aço, Montes Claros, Uberlândia e Poços de Caldas. "Amstel volta a ser a cerveja oficial do Comida di Buteco nas cidades do Rio de Janeiro e inaugura sua presença em Belo Horizonte e Minas Gerais, pois entende a importância e tamanho do evento como uma grande possibilidade de estreitar o relacionamento com consumidores e pontos de venda parceiros destas cidades, além do papel social da plataforma que estimula o empreendedorismo familiar. Agora com distribuição nacional, queremos reforçar nossas credenciais de qualidade: puro malte feita com levedura holandesa, e também fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. É uma maneira de trazermos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país", comenta Anna Luísa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.

 

Novos Negócios 

 

Com o objetivo de manter a chama  do Comida di Buteco  acesa com seu público, mesmo fora do período do concurso, alguns projetos de extensão da marca em conjunto com grandes marcas em diferentes categorias como:

 Sympla

 Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país. A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia. A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes.  Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.

 

Piraquê

 

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."

 

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO BRASIL

 

Estamos presentes em 24 circuitos em 50 municípios: 

 

 

 

 

 

 

24 CIRCUITOS E 50 CIDADES

 

SUDESTE

MINAS GERAIS

Belo Horizonte

Montes Claros

Uberlândia e Araguari

Juiz de Fora

Poços de Caldas

Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)

SÃO PAULO

São Paulo Capital e Osasco

São José do Rio Preto, Mirassol, Bady Bassitt

Campinas, Jaguariúna

Ribeirão Preto

RIO DE JANEIRO

Rio Capital, Paquetá, Niterói, Duque Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti

NORTE

AMAZONAS

Manaus

PARÁ

Belém e Ananindeua

NORDESTE

BAHIA

Salvador

CEARÁ

Fortaleza

PERNANBUCO

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes

SUL

PARANÁ

Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá

SANTA CATARINA

Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau, Joinville

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre e Canoas

CENTRO-OESTE

DSITTRITO FEDERAL

Brasília, Taguatinga, Guará, Águas Claras, Sobradinho, Riacho fundo

GOIÁS

Goiânia e Aparecida de Goiânia

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos Wesley Gonçalves 

 

Comentários