Hospital Dílson Godinho inicia Ciclo II do projeto RHP
28/03/2023 16:20 em Novidades

 Em continuidade às ações do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), o Hospital Dílson Godinho (HDG) recebeu nesta terça-feira (28/3), os representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A primeira visita Multiprofissional do Ciclo II, com foco no Pronto-Socorro (PS), aconteceu durante todo o dia e contou com a participação de representantes de diversos setores do HDG, dentre eles, o Núcleo de apoio à gestão, farmácia, enfermeiros e médicos do pronto-socorro, controle de infecção, Núcleo de Segurança do Paciente, etc.

“Haverá continuidade do monitoramento dos processos trabalhados no Ciclo I, com apoio ao fortalecimento do protocolo de cirurgia segura, englobando todas as especialidades médicas cirúrgicas”, explicou a doutora Ana Lúcia Acquesta Tessari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Os trabalhos foram comandados pela farmacêutica Mariana Lima, da Diretoria Executiva de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde (MS).

Pelo Hospital Dílson Godinho participaram o diretor técnico, Hélio Silveira Aguiar e a diretora clínica, Fabiana Ferreira Vieira Amorim. “A parceria é importante para o HDG e visa a melhoria da assistência aos nossos usuários do SUS. Acreditamos que os resultados conquistados no Ciclo I foram positivos, pois tivemos um envolvimento de todos os setores e diretoria. Isso foi fundamental para o sucesso do RPH dentro do Hospital Dílson Godinho”, finalizou a diretora clínica.

Foi realizada visita para reconhecimento do Pronto-Socorro e validação da Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp). Posterior, ocorreu alinhamento com a equipe do RHP e equipe de referência do Hospital.

Durante a reunião, foram discutidos e apresentados os avanços e as ações que serão implantadas no HDG, tendo como principal foco a melhoria da assistência prestada aos usuários do SUS.

O HDG é um dos quatro hospitais de Montes Claros que integram o RPH. Os outros são: Santa Casa, Aroldo Tourinho e o Hospital Universitário da Unimontes.

 

PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde.

Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Os projetos PROADI-SUS são construídos pelos hospitais em conjunto com o Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS, áreas técnicas, entidades de classe e demais interessados.

As iniciativas buscam abrangência nacional, garantindo que os recursos empregados resultem em benefícios para o desenvolvimento do SUS em todas as regiões do País.

O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), presta assistência há 16 hospitais do Brasil, desde o ano de 2021. Em Minas Gerais, apenas 5 hospitais participam do RHP. Quatro em Montes Claros.

 

 

Texto e fotos: Ascom/HDG

 

 

COMENTÁRIOS