ACI empossa sua diretoria para o triênio 2023/2026
28/03/2023 16:25 em Novidades

A Advogada Gislayne Lopes será a primeira mulher a presidir a entidade

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros escreveu mais um importante capítulo em sua história. Pela primeira vez, a entidade terá uma mulher presidente, a advogada Gislayne Lopes Pinheiro, foi empossada nesta segunda-feira, 27 de março, para o triênio 2023/2026. A diretoria executiva também tomou posse, tendo o empresário Maurício Sérgio Silva como vice-presidente.

A ACI foi fundada em 1947 e é uma das principais entidades de classe do Norte de Minas, entre seus produtos, a realização da FENICS - Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços, que está em sua 28ª edição e será realizada nos dias 14 a 17 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

O empresário Leonardo Vasconcelos presidiu a ACI nos últimos três anos e destacou o momento pandêmico em que assumiu a entidade. “Em 31 de março de 2020, em plena pandemia, com lockdown, tomei posse somente com Dr Newton Figueiredo, presidente anterior. Foi um desafio jamais imaginado, que exigiu mais sabedoria e colaboração de todos. Os colaboradores da ACI continuaram a trabalhar em home office e souberam caminhar com resiliência. A equipe foi forjada pela dificuldade, com coragem realizamos a primeira edição da Fenics em formato digital. A diretoria deu carta branca para fazer um evento totalmente novo e a marca FENICS alcançou milhares de visualizações na internet. Na segunda edição on-line, a feira comercializou estandes e entrou no e-Commerce. Na terceira edição da feira sob minha gestão, a Fenics foi híbrida, com eventos no site e estandes presenciais”, conta.

O associativismo é muito importante para a economia regional pois coloca pautas em comum com outras entidades. Unidas, as classes conseguem ser ouvidas pelas autoridades, atuar de forma decisiva e melhor contribuir para a sociedade. Com uma sede maior e mais moderna, a ACI está mais apta para atender aos anseios da comunidade. Leonardo Vasconcelos frisou sobre a importância desta obra, que foi construída em sua gestão. “Com o apoio de grandes parceiros, como a Prefeitura Municipal, o arquiteto Dennison Caldeira e o Sicoob Credinosso, conseguimos realizar este sonho. Além da diretoria, como Dr Newton Figueiredo, que lançou a pedra fundamental e esteve presente em cada solução para os desafios que surgiram”.

Ainda na gestão de Vasconcelos foi criada a Câmara da Mulher Empreendedora, que mobiliza e fomenta o empreendedorismo feminino e a ACI Innovation, que tem o objetivo de incentivar  ações inovadoras e startups.  “A entidade é uma mola propulsora do progresso e estarei sempre ao lado para apoiar suas ações. Assim como Dra Gislane Lopes Pinheiro, quando minha vice-presidente, compartilhou responsabilidades e contribuiu para que os projetos fossem realizados”, pontuou Leonardo, que agora passa a integrar o Conselho Superior, composto por ex-presidentes.

Diretoria com novos integrantes

O presidente do Conselho Superior da ACI, Geraldo Drumond, presidiu a solenidade de posse. Ele afirmou que “a classe empresarial viveu momentos difíceis na pandemia e com muita ponderação a ACI soube conduzir de acordo com as medidas necessárias. Em um novo contexto, não menos desafiador, desejamos à nova diretoria, uma gestão marcante, já por ser a primeira mulher presidente da ACI, que está nesta condição por sua competência”.

Na solenidade, tomaram posse: Maurício Sérgio Silva, como vice-presidente. A diretoria executiva: Secretário Geral: Dennison Caldeira; 2º Secretário: Edenilson Durães; 1.º Tesoureiro: Jairo Bahia; 2.º Tesoureiro: Leandro Guedes. A Diretoria estratégica: Diretor Comercial: Ricardo Alencar; Diretor Industrial: João Paculdino; Diretor de Prestação de Serviços: Marco Túlio Pimenta; Diretor de Micro e Pequenas Empresas: Ernandes Ferreira Batata; Diretor Economia: Marcos Fábio Martins; Diretora Contábil e Jurídico: Dra. Mariana Veloso Souto; Diretor de Agronegócio: Sônia Cardoso; Diretor de Assuntos Comunitários: Amanda da Silva; Diretor de Gestão  Ambiental: José Jorge Junior; Diretor Administrativo: Antônio Cézar dos Santos; Diretor de Infraestrutura: Leandro da Silva Pinto; Diretor de ASG (Ambiental, Social e Governança): Marcelo Torres; Diretor Social: Fernando Deusdará.

O Conselho Diretor, por sua vez, é composto por Abílio Carnielli, Agnaldo Leite, Antônio Paculdino, Anderson Carvalho, Adauto Marques Filho,             Ariane Galdino, Cácio Xavier, Dalton Rocha, Esmeraldo Pizarro, Fabrício Fagundes, Fernando Miranda, Jairo Pordenciano, Ildeumar Soares, Mariela Baptista, Osmar Rego Cunha,             Paulo César Santiago Filho, Pávilo Miranda, Robson Luiz Morais, Thiago Tolentino,       Wesley Maciel. O Conselho Fiscal: Carlos Andrade, Geancarlo Silva Almeida, Renato Tupinambá, Rosalvo Barros, Bernardo Vasconcelos e Phellipe Cezar. A Diretoria de Filantropia: Edenilson Durães, Marcelo Torres e Abílio Carnielli. A Comissão de Sindicância: Dra. Mariana Veloso Souto e Ricardo Alencar Dias. O Conselho Superior é composto pelos ex-presidentes: Geraldo Drumond, Jamil Curi, Adauto Marques Batista,  Alexandre Pires Ramos, David Guimarães, Jayme Crusoé, Edilson Torquato, Fernando Deusdará, Valdir Veloso, Newton Figueiredo e Leonardo Vasconcelos.

 

Novas perspectivas para uma gestão histórica

A ACI possui 73 anos de fundação e ainda se mantém jovem, com nova sede, novos eventos e inovando nesta gestão. Gislayne Lopes Pinheiro é especialista em Direito Processual Civil e do Trabalho pela Unimontes, é sócia da empresa “Gislayne Lopes Sociedade de Advocacia” e Membro do Comitê Jurídico Estadual da Federaminas. Apesar de ser a primeira mulher a presidir uma entidade de classe em Montes Claros, a advogada ressalta que a dedicação e trabalho vão além do gênero.  “Estou lisonjeada de ser a primeira mulher a presidir uma entidade com tamanha importância para o desenvolvimento socioeconômico regional, inspirando outras empreendedoras a se dedicarem a um propósito, como o associativismo. Há cerca de 10 anos neste ambiente, sei de minha responsabilidade e estou comprometida ainda mais com a entidade e seu propósito.  Com o apoio da diretoria, vamos trabalhar com afinco para o crescimento regional, destaca.

 

 

 

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, fez questão de dizer sobre o orgulho que a cidade tem em possuir uma entidade como a ACI. “É preciso coragem para assumir uma missão como presidir a ACI”. Ele citou a etimologia da palavra Coragem, que significa agir com o coração. “A mulher além de ser reconhecida, tem de superar a todos. Gislayne Lopes se destaca em todas as tarefas a que se propõe, e é isto que esperamos à frente de uma entidade que defende o sucesso da economia, o crescimento e a prosperidade de nossa cidade. A ACI é inovadora em todos os tempos, mas esta data é emblemática por criar mais oportunidades para o empreendedorismo feminino, criando um ambiente para as discussões que fomentam o desenvolvimento socioeconômico”.

               

Foto-legenda: Gislayne Pinheiro Lopes vai presidir a ACI na gestão 2023 a 2026, com o apoio da diretoria empossada  

Crédito: Solon Queiroz

Texto:Nágila Almeida
COMENTÁRIOS