Montes-clarenses são finalistas da 11ª edição do Concurso Nacional de Ideias e Soluções Mobile
Novidades
Publicado em 20/04/2023

Montes Claros ganha destaque, com duas irmãs finalistas da 11ª edição do programa Campus Mobile, um concurso nacional de ideias e soluções para mobile, realizado pela LSI-TEC- Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, que vai ocorrer no dia 05 de maio.

A premiação tem como objetivo valorizar projetos com ideias e soluções para mobile e os participantes selecionados são estudantes universitários e recém-formados, estudantes e egressos de mestrado e doutorado, que recebem orientação de especialista da área de inovação para aperfeiçoamento dos projetos. Este ano contou com seis categorias: Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms.

 

Três equipes de Montes Claros participaram das primeiras fases, a irmãs Juliana Andrade que é doutoranda na Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros e Daniela Andrade, graduada em Tecnologia da Informação e educadora social na Fundação Fé e Alegria, com o projeto “Descomplicando o TCC na categoria Educação”. A segunda equipe foi a Smart Farms com o projeto Folhômetro. E na categoria saúde uma outra equipe que falava sobre o banho de leito. Destas somente a equipe do projeto, Descomplicando o TCC conseguiu passar para a final. “- Me informei sobre o sobre o concurso e decidi participar e levar o nosso projeto para além do Norte de Minas”, - disse a doutoranda Juliana Andrade.

Juliana explicou ainda que, a semana imersiva foi de extremo aprendizado tanto no âmbito pessoal e profissional, onde tivemos a oportunidade de compreendermos a network e termos a oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos com várias pessoas. “- Ficamos imensamente felizes com os feedbacks que tivemos de todos, tantos os positivos quanto os que precisávamos ainda melhorar, especialmente o da banca para o crescimento do nosso projeto, tudo serviu de bastante aprendizado e novas experiências, e mantivemos o foco e seguimos indo em busca do nosso objetivo que é criação do nosso App para agregar mais ainda valor ao nosso projeto e levar até os clientes algo de qualidade”, - disseram as irmãs Juliana e Daniela Andrade.

Segundo Daniela Andrade, o aplicativo trata-se de uma ferramenta que ajuda o acadêmico através de uma mentoria na elaboração do trabalho de conclusão de curso o TCC, monografia, entre outros. “- O aplicativo funciona da junção de todos os passos necessários para a construção de um trabalho acadêmico dentro de nossa metodologia única, onde auxilia o aluno a escrever seu TCC de forma rápida, eficaz e com qualidade de tempo junto com as orientações do seu orientador. A sua funcionalidade passa pela metodologia da descomplicando o TCC que auxilia na elaboração do seu TCC em até 45 dias”, - completou Daniela Andrade.

Ao todo a semifinal do concurso contou com 165 participantes, que se reuniram em São Paulo, entre os dias 05 e 10 de março, na sede da Claro e no campus da USP- universidade de São Paulo, para troca de experiências, assistir a palestras, participar de dinâmicas e oficinas e desenvolver seus projetos, com ajuda de mentores e embaixadores.

Os participantes selecionados, estudantes universitários e recémformados, estudantes e egressos de mestrado e doutorado, recebem orientação de especialistas da área de inovação para o aperfeiçoamento dos projetos. Eles também participam de uma semana presencial, que conta com maratona de programação, palestras e oficinas para o desenvolvimento dos projetos. Além do prêmio em dinheiro que aumentou nesta edição, o grupo vencedor de cada categoria ganha uma viagem para o Vale do Silício, nos EUA, onde concentração o principal polo de inovação do mundo.

O programa é realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do Be On e é dividido em cinco etapas, que vai desde a inscrição dos projetos, divulgação dos selecionados, desenvolvimento dos projetos e seleção de três finalistas por categoria finalização de protótipos e divulgação do ganhador de cada categoria e a viagem de Imersão das equipes vencedoras para o Vale do Silício, em São Francisco (CA) nos Estados Unidos.

 

Texto: Janaina Gonçalves  //Fotos: arquivo pessoal 

Comentários